TEDxESMPU: um dia dedicado a espalhar boas ideias

O tema âncora “De volta para o futuro” conduziu os participantes a uma viagem para onde é possível construir um mundo melhor
publicado: 23/11/2022 14h47 última modificação: 25/11/2022 12h38
Exibir carrossel de imagens Foto: Saulo Cruz e Leonardo Prado

Foto: Saulo Cruz e Leonardo Prado

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) fervilhou! De ideias, reflexões e cultura. Performances, exposições, intervenções artísticas, palestras impactantes e muita música! A primeira parte do TEDxESMPU, na manhã desta quarta-feira (23/11), levou a plateia para dentro do tema âncora da conferência: “De volta para o futuro”. O evento está sendo transmitido pelo YouTube, e as atividades da tarde começam às 14h30. Assista aqui.

Roda de Conversa – A roda de conversa “O que são NFTs e como funciona sua tecnologia?” abriu o TEDxESMPU. O assunto foi debatido com o professor Edemilson Paraná e o procurador da República Alexandre Senra. O promotor de Justiça Guilherme André Pacheco Zattar fez a mediação do debate. Paraná abordou as novas possiblidades de produção e exploração dessa tecnologia em um mundo de bens informacionais. “A tecnologia blockchain possibilitou a produção de bens puramente digitais, de maneira inédita, rival e escassa”. Senra falou sobre o processo de criação e lançamento de coleção de NFTs, além das similaridades e diferenças em relação às criptomoedas. “Criar um bem digital que não pode ser copiado não é pouca coisa. Sem escassez não há valor de mercado”, salientou.

Speakers – O primeiro bloco do TEDxESMPU contou com 5 dos 14 speakers que passarão pelo palco principal durante todo o dia. Antes das palestras, a plateia apreciou o som dos artistas Joana Duah e Rodrigo Bezerra. A primeira palestrante foi a advogada e professora Marilda Ferreira. Com o tema “Discorda comigo?”, demonstrou o poder do diálogo, bem como a importância do contato com o divergente em busca das perguntas certas para as respostas almejadas. “A gente é muito bom para achar respostas, mas ruim para fazer perguntas”, enfatizou.

O promotor de Justiça Henrique Nogueira trouxe uma reflexão sobre o modelo prisional brasileiro. Ele defendeu que o sistema carcerário não protege a sociedade e apresentou o método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). “Precisamos vencer nossos preconceitos. Entrar pelos corredores das prisões e ensinar àqueles homens e mulheres como é viver em liberdade”, provocou. A procuradora da Fazenda Nacional Herta Rani discorreu sobre a ausência do gênero feminino no mundo profissional e os desafios para a transformação das instituições com participação igualitária de mulheres.

“Direito da vítima e meio ambiente” foi o tema da promotora de Justiça Ana Tereza Giacomini. Com atuação na tragédia de Brumadinho-MG, abordou a responsabilização das instituições na reparação de danos à sociedade e na busca pelo reequilíbrio judicial. “A escuta tem o poder de transformar inclusive a Justiça. Humanizá-la é entender que a dor é um sentimento único”, disse. A última palestrante da manhã foi a escritora Luciene Vignoli, que contou sobre a sua experiência de moradora de rua na infância. “Tenho uma cicatriz profunda nas costas como resultado dos maus-tratos. Na rua, pulei um muro para me abrigar, sem saber que era uma biblioteca pública. Lá, encontrei acolhimento. Enquanto meu corpo não procurava alimento, era a minha alma que se alimentava”, disse com voz embargada.

Plateia – Janine Fernandes falou sobre sua impressão do primeiro bloco do TEDxESMPU. “Quero parabenizar toda a equipe pela organização e estrutura do evento. Tudo muito conectado. Como profissional do Direito, achei riquíssimo, tanto para a minha vida profissional como pessoal. Tive impressões e reflexões inspiradoras”, disse.

Emocionada, Neuraci Bastos fez elogios à iniciativa da ESMPU. “Maravilhoso! Uma sensação de presença, de estar ali, a começar pelas músicas, e vivenciar com cada palestrante as suas histórias. Não é teórico. É vida!” Esse foi o primeiro TEDx que Lucimara Terentim acompanha presencialmente. “Foi lindo! Cada história traz um ensinamento muito grande. Conecta com o sentimento da gente. Foi fantástico. Muitos ensinamentos”, acrescentou.

Espaço Cultural – O TEDx marcou a inauguração do Espaço Cultural da ESMPU. Cinco trabalhos da artista Berna Reale estão na exposição: “Agora: Right Now”, “Ginástica da Pele”, “Camuflagem”, “Americano” e “Palomo”. As obras trazem imagens e críticas sobre o sistema de segurança e de justiça. A coletânea “Places”, do fotógrafo amador Douglas Fischer, também integra o acervo. Com entrada gratuita, os trabalhos ficarão no Espaço Cultural até 20 de dezembro.

A ESMPU também recebeu a intervenção artística “Caminhos da Inovação” no trajeto que leva ao InovaEscola – Laboratório de Transformação da instituição. Um mural e dois painéis, em grafite, foram confeccionados pelo artista plástico Tomaz Dias Viana (Toz), baiano radicado no Rio de Janeiro há mais de duas décadas.

Confira aqui a galeria de fotos.