Notícias

TEDxESMPU: uma vivência imersa em arte, música e reflexão

Passaram pelo palco principal 14 speakers, que espalharam boas ideias para transformar o mundo num lugar melhor
publicado: 23/11/2022 21h06 última modificação: 23/11/2022 21h31
Exibir carrossel de imagens Foto: Saulo Cruz e Leonardo Prado

Foto: Saulo Cruz e Leonardo Prado

Um dia inteiro dedicado à escuta atenta, à percepção, à experiência. Foram meses de preparação para proporcionar aos participantes do TEDxESMPU uma vivência única, imersa em arte e música, cheia de reflexão sobre um mundo melhor. Com o tema âncora “De volta para o futuro”, a conferência foi dividida em três blocos, um na parte da manhã, e os outros dois na parte da tarde. 

No turno vespertino, subiram ao palco principal nove speakers. Anna Carolina Ferreira, Gino Terentim, Ricardo Horta, Heleno Ribeiro e Renata Carvalho se apresentaram no segundo bloco, que contou com a apresentação de Iara Gomes e Trio. Flávia Martins, Adam Jayme, Gabriela Bílá e Jorge Forbes fecharam a conferência TEDxESMPU.

Speakers – A servidora pública federal Anna Carolina Ferreira, que tem epidermólise bolhosa, falou sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. “A doença rara que eu tenho pertence a mim por ser genética, mas eu não pertenço a ela, essa condição não me define e não me domina. Sou eu quem a domino. Sou eu quem dou a voz de comando. Sou eu quem tenho voz e luz própria, não a doença”, disse. O professor Gino Terentim provocou a plateia com a pergunta tema “Como reproduzimos as nossas decisões?”. Segundo ele, a vida humana é repleta de processos inconscientes e hábitos cristalizados, que reproduzem comportamentos automáticos. “A quebra de paradigmas se faz necessária para promover a mudança”, completou.

“Onde estão as emoções na tomada de decisão?” foi o tema abordado pelo gestor público Ricardo Horta. Para ele, um bom líder reconhece o peso que as emoções têm para a tomada de decisão. “Nosso cérebro é social. Sugiro quatro dicas para a tomada de decisão: cuide bem do seu corpo; crie ambientes de confiança na sua equipe; preste atenção nos seus sentimentos; e abandone a visão que separa a razão da emoção”, completou. O promotor de Justiça Heleno Ribeiro falou sobre a experimentação e o erro no Ministério Público. Ele defendeu que os órgãos públicos não podem ser vistos como retardatários no processo de inovação e devem criar condições para a experimentação.

A última palestra do segundo bloco foi ministrada pela especialista em cozinha de fogo Renata Carvalho. Com a temática “Muitas mãos, um único prato”, ela falou sobre a importância de entender todo o processo de produção, desde o plantio até o consumo. “Afeto, potência e ancestralidade são valores que estão presentes na preparação dos alimentos. Na hora de escolher um alimento, pense não somente com o estômago, mas também com o olhar de responsabilidade”, concluiu.

Último bloco – “Imagine se você tivesse nascido em um mundo sem racismo e sem machismo?”, indagou a juíza de Direito Flávia Martins na abertura do terceiro bloco do TEDxESMPU. “Há lugares que o sonho de mulheres pretas, pobres e periféricas não alcança. A toga não foi capaz de me blindar do racismo e do machismo”, enfatizou. O diplomata Adam Jayme falou sobre a “Diplomacia 4.0”. Ele ressaltou que os avanços tecnológicos não devem significar a perda das conexões humanas. “Precisamos nos comportar no mundo virtual da mesma maneira com que agimos fora dele para que as subjetividades do mundo real não se diluam na era da informação”, acrescentou.

A arquiteta e urbanista Gabriela Bílá discorreu sobre cidades do futuro. “A mobilidade é um direito humano básico porque as pessoas precisam se encontrar, e as cidades e as tecnologias de um determinado momento promovem ou dificultam o acesso a esse direito”, disse. O último speaker foi o psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes, que abordou as múltiplas mudanças do mundo e os efeitos da revolução tecnológica sobre a subjetividade humana. “A Terra passa pela sua maior revolução nos últimos 2.500 anos. Vivemos o tempo do novo amor e da nova transcendência humanista. Novas formas de se relacionar”, acrescentou.

Plateia – Andréia Teixeira de Sousa fez elogios ao evento. “Primeiro, quero falar sobre o acolhimento. Fui muito bem recebida na ESMPU, de uma maneira carinhosa e gentil que me impressionou. As apresentações foram instigantes, estimularam a autorreflexão. Vendo toda a equipe reunida, ficou claro que foi uma energia e um compromisso árduo, mas muito positivo e prazeroso”, disse.

O servidor da PRR4 Eduardo Kunh veio de carro de Porto Alegre, foram dois dias de viagem. “Queria ver de perto este evento. Queria sentir a energia de estar presencialmente. Estou muito feliz, me emocionei demais. Valeu muito a pena”, elogiou. Luciana Freitas saiu satisfeita com a organização do TEDxESMPU. “A gente percebe que foi tudo preparado com muito zelo e preocupação com os convidados. Os temas abordados foram muito atuais e importantes para promover reflexão sobre nosso papel enquanto Ministério Público”, finalizou.

A organizadora licenciada do TEDx e assessora-chefe de Estratégia e Inovação da ESMPU, Lígia Maria Lopes Reis, agradeceu à equipe da ESMPU por tantos meses de dedicação para tornar realidade um evento dessa magnitude. “Não faço nada sozinha. Para fazer coisas grandes é preciso ter grandes pessoas”, finalizou.

Confira aqui a galeria de fotos.

Notícia relacionada

23.1.2022 - TEDxESMPU: um dia dedicado a espalhar boas ideias

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300