Notícias

Tem uma ideia interessante e quer dividi-la com o mundo? Vem aí o TEDxESMPU

Evento de padrão internacional acontecerá dia 23 de novembro, em Brasília. Se você tem uma ideia para compartilhar, prepare-se para inscrevê-la
publicado: 09/08/2022 12h13 última modificação: 17/08/2022 18h45
ilustração

ilustração

Pela primeira vez na história, uma unidade do Ministério Público brasileiro será palco de um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo: o TEDx. Com o objetivo de revelar e compartilhar ideias inspiradoras com potencial de transformar realidades, a Escola Superior do Ministério Público da União vai receber um evento de padrão internacional, o TEDxESMPU. A licença foi autorizada pelo TED – organização que autoriza a realização dos TEDx ao redor do planeta –, após um processo rigoroso de aplicação. Clique aqui e confira a página oficial do evento no Portal do TED.  

Com o tema “De volta para o futuro”, a conferência será realizada no dia 23 de novembro, na sede da Escola, em Brasília. Se você tem uma ideia interessante e quer apresentá-la para o mundo, essa é sua chance.As candidaturas para palestrantes estarão abertas entre os dias 29 e 31 de agosto. Podem se candidatar membros, servidores, estagiários e terceirizados do MP brasileiro. 

Para garantir diversidade de pessoas e pluralidade de ideias, o formulário de inscrição para palestrantes deverá colher dados, como identidade de gênero, raça, nome social, entre outros. Além disso, a equipe organizadora e o Conselho Curador esperam encontrar assuntos para além do Direito, como Arte, Cultura, Meio Ambiente, Música, Ciências, Pessoas e Liderança. 

De acordo com a organizadora do TEDxESMPU, Lígia Maria Reis, “toda ideia que explore novas possibilidades, que incite a curiosidade e rompa barreiras é bem-vinda, sem restrição”. Ela esclarece ainda que o enfoque do TED é procurar por ideias extraordinárias, e não por pessoas. “Queremos um evento rico em diversidade, de todas as cores e matizes, dos quatro cantos do Brasil, que retrate a beleza e a complexidade do nosso ecossistema – o Ministério Público – e que traga reflexões para tornar nosso mundo um lugar melhor”, explica. 

Pelas regras do TED, a proposta é encontrar ideias originais dentro da comunidade, que, além de inéditas, precisam ser defendidas e suscitar reflexão e mudança de percepção do público. Pelo regramento, não são permitidos conteúdos relacionados a política, religião ou sem comprovação científica. 

O TEDxESMPU também contará com uma agenda de exposições e atividades artísticas, que acontecerão de forma concomitante ao evento. “Vamos realizar três inscrições, em momentos distintos. O primeiro será para os interessados em palestrar, o segundo para artistas que queiram expor suas obras na ESMPU durante o TEDx, e o terceiro para as pessoas que integrarão a plateia – que, pelas regras do TED, não poderá passar de cem pessoas”, acrescenta.

TED e TEDx – Do acrônimo Technology, Entertainment and Design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio das talks, ou, em português, conversas. O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, na Califórnia (EUA). Atualmente, são realizadas duas conferências TED anuais, na Califórnia, com a participação dos principais pensadores e realizadores do mundo.  

Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, o TED, em 2009, criou um programa de eventos locais chamado TEDx, organizado autonomamente, que reúne pessoas para compartilharem uma experiência semelhante ao TED. 

Aperte os cintos e embarque nessa grande jornada de aprendizado, troca de experiências e transformação. 

Acompanhe o TEDxESMPU no Instagram e Facebook e fique por dentro de todas as informações do evento. 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300