Aperfeiçoamento

publicado 13/12/2020 21h16, última modificação 19/09/2023 22h55

O curso "Design Thinking", ministrado pelas docentes Laura Dusi e Natália Franzon, tem como objetivo aprender, através da prática, sobre o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções. Ademais, identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia. O curso foi dividido em sete aulas.

Orientador Pedagógico: Nális Torres de Carvalho

 

AULA 1 (07/06)

Objetivo: Identificar os valores e pilares do design thinking e como eles podem ser aplicáveis no setor público.

 

AULA 2 (09/06)

Objetivo: Praticar introdutoriamente as etapas do primeiro diamante. Ademais, identificar a importância de focar no problema.

 

AULA 3 (14/06)

Objetivo: Planejar e preparar para a pesquisa de campo. 

 

AULA 4 (21/06)

Objetivo: Finalizar as aplicações do primeiro diamante e desenho do ponto de vista do projeto. 

 

AULA 5 (23/06)

Objetivo: Praticar introdutoriamente as etapas do segundo diamante e aplicações para ideações colaborativas com foco na solução.

 

AULA 6 (28/06)

Objetivo: Finalizar as aplicações do segundo diamante; conhecer técnicas de prototipagem e teste; entregar e apresentar o projeto final. 

 

AULA 7 (30/06)

Objetivo: Aplicar conhecimento assimilado no desenho de possibilidades de melhorias no cotidiano e praticar as técnicas aprendidas em sala de aula em projeto escolhido pelo discente.

 

 

O curso de aperfeiçoamento "Teoria do delito no direito penal econômico" tem como foco compreender as principais categorias da teoria do delito aplicadas ao direito penal econômico; Discutir importantes figuras dogmáticas, como a teoria do domínio do fato, à luz da criminalidade econômica; Estudar casos concretos, tratados na jurisprudência, envolvendo problemas de teoria do delito no contexto do direito penal econômico; Introduzir mecanismos de compliance de empresas privadas, relacionando-os com a atividade do Ministério Público; Apresentar discussões de ordem político-criminal.

Orientador pedagógico: Pedro Melo Pouchain Ribeiro

Docente único: Adriano Teixeira

aula 1 "principais categorias do delito aplicadas ao direito penal econômico", ministrada no dia 05 de julho, tem como objetivo compreender as principais categorias da teoria do delito aplicadas ao direito penal econômico e discutir importantes figuras dogmáticas.

As aulas 2 e 3 "estudo de casos concretos, tratados na jurisprudência, envolvendo problemas de teoria do delito", ministrada no dia 07 de julho, tem como objetivo adquirir conhecimentos suficientes para a aplicabilidade prática do conteúdo teórico.

aula 4 "Mecanismos de compliance de empresas privadas e sua relação com a atividade do Ministério Público, discussões de ordem político-criminal", ministrada no dia 08 de julho, tem como objetivo conhecer a sistemática de funcionamento de cooperação por empresar no com bate à criminalidade organizada.

Bibliografia

O curso "Gestão de mudanças - Turma 1/2022", ministrado pelo presidente de certificação PMI - DF Gino Terentim, tem como objetivo  "Uma vez estabelecida cultura e o pensamento ágil, um próximo passo possível é escolher diferentes áreas de aplicação como gestão de projetos, de pessoas, e, por que não, aplicar agilidade na gestão de mudanças? No mundo atual de volatilidade, complexidades e surpresas é necessário buscar novas formas de otimizar os processos de tomada de decisão com foco no papel do líder. Este curso procura preencher essa lacuna, com objetivo de continuar a formação na temática da agilidade, com um foco bem definido na gestão da mudança e nos requisitos para o seu sucesso: comunicação, compreensão dos processos e liderança". O curso foi dividido em cinco aulas.

Orientadora pedagógica: Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas

 

AULA 1 (03/05)

Objetivo: Conhecer os conceitos relacionados a gestão de mudanças, leading change e XRL8.

 

AULA 2 (05/05)

Objetivo: Conhecer e aplicar conceitos e princípios relacionados a CNV. Ademais, conhecer e ser capaz de elaborar um plano de gestão de mudanças com base na matriz ADKAR.

 

AULA 3 (09/05)

Objetivo: Entender e demonstrar a aplicação dos modelos de difusão da inovação de E.Rogers e Lean Change Management. 

 

AULA 4 (11/05)

Objetivo:  Identificar a importância dos feedbacks e os princípios observáveis para que ele seja construtivo. Ademais, demonstrar habilidade de se expressar emocionalmente e, de maneira empática, observar e interagir com os pares.

 

AULA 5 (13/05)

Objetivo: Conhecer Wardley Maps e implementá-los em contextos reais.

O curso de aperfeiçoamento "Resolutividade e novas formas de atuação", ministrado no dia 13 de maio, tem como foco apresentar e demonstrar novas formas de atuação resolutiva extrajudicial, que podem ser mais eficientes que a atuação tradicional atual.

Orientador pedagógicos:  Carlos Vinícius Ribeiro

Docentes: Henrique da Rosa Zlesemer e Vinícius Secco Zoponi 

O curso de aperfeiçoamento "Protagonismo Infantojuvenil no enfrentamento do trabalho infantil" tem como objetivo ministrar lições básicas sobre o direito fundamental à participação sociopolítica de adolescentes e jovens, inclusive no enfrentamento ao trabalho infantil, bem como sobre como promover e fomentar o engajamento do público infantojuvenil na promoção e defesa de seus direitos.

Orientador pedagógico: Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos

aula 1, ministrada no dia 15 de agosto, aborda os seguintes temas: Protagonismo infantojuvenil na prática. Erros e acertos; O protagonismo infantojuventil sob a perspectiva infantojuvenil; e Como engajar crianças, adolescentes e jovens? Balizas para um protagonismo infantojuvenil saudável e genuíno.  A força do adultocentrismo.

Docentes: Tânia Dornellas, Felipe Caetano e Mario Volpi.

aula 2, ministrada no dia 15 de agosto, aborda os seguintes temas: Participação sociopolítica infantojuvenil como direito fundamental e instrumento de fortalecimento e amadurecimento da democracia; e O protagonismo infantojuvenil no enfrentamento ao trabalho infantil na prática. Como engajar.

Docentes: Gilberto Scharnik e Antonio Lima.

O curso "Inclusão social e econômica de catadoras e catadores de materiais  recicláveis" tem como objetivo estudar estratégias para a promoção da inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis. O curso foi dividido em três aulas.

Orientadora pedagógica: Margaret Matos de Carvalho

 

AULA 1 (16/08)

Docente: Margaret Matos de Carvalho

 

AULA 2 (17/08)

Docente: Ileana Neiva Mousinho

 

AULA 3 (18/08)

Docente: Fábio Aurélio Alcure 

O curso "Interpretação constitucional", ministrado pelo Pós-Doutor em Direito Ricardo Maurício Freire Soares, tem como objetivo refletir criticamente sobre os pressupostos, a natureza, a metodologia e a funcionalidade da interpretação constitucional no contexto do ordenamento jurídico-brasileiro. O curso foi dividido em 3 aulas.

Orientador pedagógico: : Manoel Jorge e Silva Neto

 

AULA 1 (25/04) 

 

AULA 2 (26/04) 

 

AULA 3 (27/04)

 

AULA 3 - PARTE II 

 

AULA 3 - PARTE III 

O curso tem por objetivo a análise do sistema de justiça criminal com base em uma visão interdisciplinar que permite o desenvolvimento de uma visão crítica e, ao mesmo tempo, preocupada com a realidade. Contribui, ainda, para melhor compreender a forma como as instituições que compõem a jurisdição criminal (dentre elas, o Ministério Público) atuam e interagem.

Orientador pedagógico: Thiago Pinheiro Corrêa

Aula 1: "Conhecimento, prognoses e interação entre direito e ciência".(02/08)

Docente: Fernando Angelo Ribeiro Leal

 

 

Aula 2: "Processo e provas científicas. Casos Daubert e Frye. Processo Penal norte-americano. Proposta de abordagem: consensus rule".(03/08)

Docente: Edward K. Cheng

 

Aula 3: "A metodologia em História do Direito e suas relações com a Justiça Criminal".(04/08)

Docente: Clara Roman Borges

 

Aula 4: "Processo e tecnologia. Reflexões sobre a transformação digital e o processo penal. Legal design".(09/08)

Docente: Claudio Lucena

 

Aula 5: "O processo penal analisado a partir de uma perspectiva econômica e empírica".(10/08)

Docente: Luciana Yeung

 

Aula 6: "O problema do erro e o dilema decisório da Justiça Criminal".(11/08)

Docentes: Thiago Pinheiro Corrêa E Vitor Souza Cunha

 

Aula 7: "Processo e ciência política. Desenho institucional brasileiro. Escolhas do legislador constituinte. Papel e missão institucional do Ministério Público".(12/08)

Docente: Carlos Pereira

Material Complementar: 

Genealogia dos discursos críticos ao autoritarismo do CPP

A New Approach to Scientific

Esse curso propõe-se a preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros.

Orientador pedagógico: Hanna Iwamoto de Thuin

Docentes: Laura Dusi e Francisca Limberger

A aula 1 "Introdução", ministrada dia 03 de junho, tem como objetivo identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.

 

aula 2 "Introdução", ministrada dia 06 de junho, tem como objetivo reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.

 

aula 3 "Diversidade e impacto sistêmico", ministrada dia 10 de junho, tem como objetivo conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia

 

aula 4 "Diversidade e impacto sistêmico", ministrada dia 13 de junho, tem como objetivo identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.

 

aula 5 "Cenários e pesquisa de futuros", ministrada dia 20 de junho, tem como objetivo conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros. O que são sinais fracos.

 

aula 6 "Cenários e pesquisa de futuros", ministrada dia 24 de junho, tem como objetivo como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.

 

aula 7 "Design estratégico e pensamento de longo prazo", ministrada dia 27 de junho, tem como objetivo utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.

 

aula 8 "Design estratégico e pensamento de longo prazo", ministrada dia 1º de julho, tem como objetivo identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia. Por onde começar.

   O curso de aperfeiçoamento "Teoria e prática para a prevenção e enfrentamento do assédio sexual, do assédio moral e da discriminação baseada em gênero no trabalho" tem como finalidade auxiliar, por meio de suporte teórico e técnico, a capacitação e reciclagem dos agentes públicos que atuem na implementação da Portaria PGR/MPF N° 1.004, que instituiu, no âmbito do MPF, a Política Nacional de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.

Orientador pedagógico:  Hanna Iwamoto de Thuin

Docentes:  Mayra Cotta e Joana Zylbersztajn

Aula 1 - A formação do mundo do trabalho contemporâneo: principais desafios para as minorias políticas e sociais para a participação no mercado formal assalariado.

Aula 2 - Trabalho reprodutivo e economia do cuidado: a invisibilidade das mulheres nos espaços públicos.(04/07)

 

Aula 3 - Os números da desigualdade de gênero no mundo do trabalho e as possíveis interpretações para os dados: gap salarial, representatividade, tripla jornada e discriminação.

Aula 4 - O caráter cíclico típico das violências de gênero: por que as violências contra as mulheres precisam ser compreendidas para além do paradigma adversarial. (11/07)

 

Aula 5 - A complexidade do assédio sexual: desde a construção de ambientes tóxicos até às violências sexuais, passando pelas microagressões e outras violências de gênero.

Aula 6 - Assédio moral e discriminação baseada em gênero: as diversas manifestações das condutas inadequadas contra mulheres no trabalho. (18/07)

 

Aula 7 - A proteção normativa às mulheres no mundo do trabalho: revisão do ordenamento nacional e dos parâmetros internacionais sobre gênero e trabalho.

Aula 8 - Impacto do assédio e da discriminação na vida dos trabalhadores e no ambiente de trabalho: principais consequências das violências e microagressões, do individual ao estrutural. (25/07)

 

Aula 9 - A importância da proatividade dos gestores: identificação de problemas no ambiente de trabalho.

Aula 10 - O que tem funcionado: melhores práticas nos setores público e privado para o enfrentamento efetivo do assédio e da discriminação de gênero.(01/08)

 

Aula 11 - Principais benchmarks e como alcançá-los: a avaliação do ambiente de trabalho com foco em gênero e o desenvolvimento de uma agenda para efetivar mudanças.

Aula 12 - Paradigma Restaurativo: os ensinamentos da justiça restaurativa para a reconstrução do ambiente de trabalho e suporte efetivo às vítimas. (08/08)

 

Aula 13 - Estratégias de Prevenção: como efetivar um programa institucional de letramento sobre as condutas problemáticas no trabalho.

Aula 14 - Construção continuada de ambientes de trabalho dignos: grupos auto-organizados, espaços de diálogo e investimento em autonomia das mulheres no espaço institucional. (15/08)

 

Aula 15 - Auditoria do Ambiente de trabalho e devida diligência: a etnografia institucional e outros métodos para este fim.

Aula 16 - Responsabilização e Reparação: o reconhecimento das condutas inadequadas e a definição das consequências para cada uma delas. (22/08)

 

Aula 17 - Canais de Denúncia e Ouvidorias: como organizar uma estrutura eficaz no recebimento de reclamações.

Aula 18 - Definição de um Fluxograma: aproveitamento das capacidades institucionais para a organização de um fluxo de recebimento e encaminhamento de reclamações.(29/08)

 

Aula 19 - Investigação Informada por Trauma: a sensibilidade necessária em processos investigativos internos e suas conclusões.

Aula 20 - Elaboração do relatório conclusivo: elementos probatórios, conclusões, recomendações e definições de consequências. (05/09)

Material complementar: Compliance de Gênero - Aula 1