Sobre o Periódico

Lançado em outubro de 2001, o periódico se destaca por incentivar o estudo e compartilhar ideias, pesquisas, investigações doutrinárias e científicas desenvolvidas no âmbito do Ministério Público e em matéria jurídica e temas afetos à sua atuação.

Inicialmente, a publicação reunia artigos produzidos por membros e servidores do Ministério Público da União. Com o alcance da publicação bastante referenciada em meio acadêmico por divulgar o pensamento do Ministério Público, passou a veicular também textos produzidos por representantes do Poder Judiciário, professores de universidades brasileiras e estrangeiras, além de outros colaboradores, naquilo que guardava pertinência à atuação do Parquet.

São objetivos do Boletim Científico Escola Superior do Ministério Público da União (BC):

• contribuir para a reflexão sobre a realidade jurídica brasileira e o
    fortalecimento do Estado Democrático de Direito;
  • assegurar a preservação da memória institucional, por meio da publicação de
    estudos relativos ao Ministério Público brasileiro, sobretudo o Ministério Público da União;
  • garantir espaço de difusão do conhecimento produzido no âmbito da
    ESMPU, notadamente nos cursos de pós-graduação.

Serão publicados, após avaliação duplo-cega, trabalhos de autores(as) com titulação de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Poderão compor as edições do BC:

• artigos científicos;
  • artigos de iniciação científica;
  • relatos de práticas profissionais;
  • resenhas inéditas de livros publicados nos últimos dois anos;
  • trabalhos de interesse jurídico e/ou institucional cuja difusão seja relevante
    para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica brasileira.

Os periódicos da Escola Superior do Ministério Público da União são regidos pela Portaria ESMPU n. 137/2024, que institui a Política Editorial das Publicações Técnico-Científicas.