A execução provisória da pena e o princípio da presunção de inocência

Autores

  • Galtiênio da Cruz Paulino

Palavras-chave:

Efetividade processual, Direitos fundamentais, Execução provisória, Direito constitucional, Direito penal

Resumo

O presente artigo pretende discutir a relação entre a execução provisória da sentença penal condenatória e o princípio da presunção da inocência, tendo como paradigma a decisão do Supremo Tribunal Federal no âmbito do HC n. 126.292-SP. Será demonstrada a necessidade de se interpretarem os direitos fundamentais de acordo com o princípio da proporcionalidade, buscando a efetividade do processo penal. A análise será feita com base na proteção internacional dos direitos humanos e sob o enfoque de uma interpretação sistêmica da Constituição Federal.

Biografia do Autor

Galtiênio da Cruz Paulino

Procurador da República. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Pós-graduado pela Escola Superior do Ministério Público da União. Pós-graduado em Ciências Criminais pela Uniderp. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Ex-Procurador da Fazenda Nacional.

Downloads

Publicado

01.07.2017

Como Citar

Paulino, G. da C. . (2017). A execução provisória da pena e o princípio da presunção de inocência. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (50), 207–232. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/539

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.