1ª Semana de Inovação da ESMPU

publicado 25/05/2022 16h29, última modificação 13/06/2022 16h25

Para marcar o aniversário de dois anos do Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União, o InovaEscola realiza a primeira edição da Semana de Inovação da ESMPU. Em formato de programa de extensão, a atividade contará com palestras virtuais de nomes conhecidos pelo grande público. A objetivo é oferecer aos usuários da Escola conteúdo de ponta e impacto voltados para as principais tendências da inovação em serviços. A atividade acadêmica é gratuita, online e aberta à sociedade. 

Data e Local 

Dias 7, 8 e 9 de junho, das 14h30 às 17h, com transmissão pelo canal da ESMPU no YouTube.  

Programação 

Confira a programação completa. Serão duas transmissões por dia e haverá certificação individual por palestra.  

Inscrições 

De 25 de maio a 06 de junho.

A atividade acadêmica é gratuita e aberta à sociedade. Haverá certificação individual por palestra. O link para emissão de certificado será disponibilizado ao final de cada transmissão. 

Mais informações 

Esclarecimentos adicionais sobre a atividade podem ser obtidas pelo email lia@escola.mpu.mp.br.  

Palestrantes 

Tiago Mattos 

Cofundador da Aerolito, Tiago evita a palavra “futurista” e se autodenomina “investigador de futuros”. Atual membro do corpo docente da Singularity University (EUA), foi professor convidado na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Suas apresentações já foram vistas em quatro continentes. Em 2018, foi convidado para compartilhar sua visão de futuro na ONU, em Genebra. Como empreendedor, esteve no time de cofundação de diversas iniciativas da nova economia: laboratórios de big data, plataformas digitais, coworkings, aceleradoras, apps, escolas de inovação, entre outros. Como autor, teve seu livro figurando nas listas dos mais vendidos já na primeira semana. Foi colunista de inovação da Época Negócios ao longo de 2018. Em 2020, foi convidado para participar da versão brasileira da coletânea “Letter to My Younger Self”, junto com cartas de Paul Mccartney, Jamie Oliver, Ariana Huffington, Ozzy Osbourne, Danny Devito e outros 80 nomes internacionais. No último ano, Tiago e a Aerolito levaram suas ideias a boards/diretorias de empresas no Brasil e no exterior, como: Ambev/Inbev, Pepsico, Unilever, Merck, Tetrapak, Nestlé, Azul, Electrolux, entre outras. 

Bruno Rizardi 

Designer pela UEL, especialista em gestão de projetos pela USP e alumnus da Rede Vetor Brasil. Trabalhou com desenvolvimento de aplicativos em startups, formações para empreendedores e consultoria para organizações civis. A partir do design, desenvolveu métodos de formulação de políticas públicas e monitoramento para o Governo do Estado do Ceará e para o Ministério da Educação. No Gnova – Laboratório de Inovação do Governo Federal –, coordenou projetos para o Ministério da Cidadania, Ministério da Economia e Ministério da Saúde. É autor do Manual de Design Thinking para Inovação Social e coautor do Livro Design Ágil para Inovação Social (PNUD e ENAP). A partir dessas experiências, cofundou a Catálise, uma startup de design participativo focada em inovação para impacto social. 

Assista a gravação da palestra "Novas metodologias para o setor público" aqui.

 

 

Luana Faria 

Luana Silveira de Faria é psicóloga, servidora pública federal efetiva e Coordenadora-Geral na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, onde fundou e lidera o LA-BORA! gov, Gestão Inovadora de Pessoas. Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados, ela liderou o time vencedor do 25º Concurso de Inovação da Enap e foi vencedora do Prêmio Espírito Público de 2021. Professora da Enap no MBA Gestão Pública e no curso de Inovação e criatividade no Setor Público, Luana foca seu trabalho em pessoas e apoia organizações a fim de se inovarem e transformarem sua estratégia em realidade. Seu objetivo é desenhar experiências que façam sentido para as pessoas e as engajem no propósito de gerar valor público. É mãe de dois meninos, kitesurfista e brasiliense apaixonada.

Assista a gravação da palestra "A experiência do servidor como fator determinante para a melhoria das entregas à sociedade" aqui.

 

Ricardo Cappra 

Ricardo Cappra é pesquisador de cultura analítica, autor e empreendedor. Fundou o Cappra Institute for Data Science, onde pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios. A partir disso, cria métodos, projetos, labs e startups que aceleram o desenvolvimento analítico de pessoas e empresas ao redor do mundo. Cappra já ajudou organizações como Governo dos EUA, Abbott Laboratories, Unilever, B3, Banco do Brasil, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Ambev, entre outras. 

Assista a gravação da palestra "Cultura analítica: gerando inovação através dos dados" aqui.

 

Thais Gargantini 

Thais é Diretora da Kayma Brasil e colaboradora externa do Center for Advanced Hindsight da Duke University e do People in Government Lab of Oxford University. Nessas organizações, lidera projetos em governos no Brasil e no mundo usando economia comportamental e análise de dados. Atuou em projetos para aumentar o nível de cidadania de crianças e jovens em idade escolar com a Controladoria-Geral da União, comportamento inovador no Tribunal de Contas da União, apoiou a alteração da política de trabalho remoto no Governo Federal com pesquisa realizada com servidores, criou o modelo de engajamento no setor público e lidera o projeto de análise de impacto nas favelas com a ONG Gerando Falcões.

Assista a gravação da palestra "Estamos no controle das nossas decisões?" aqui.

 

Ligia Zotini 

É pesquisadora de futuros, fundadora do Voicers. Promove experiências de futuros através de palestras, workshops, treinamentos e curadorias de festivais, com os temas Novas Tecnologias, Novos Humanos e Novos Ecossistemas. Tem na sua jornada 15 anos de atuação na indústria de Tecnologia e 20 anos na Educação como Mestre em Desenvolvimento de Talentos pela PUC/SP. Teve a honra de fazer 2 TEDx no ano se 2019 enquanto conduzia seu programa TecnoMagia na Radio Geek e uma coluna sobre Soft Economy na Você S/A. É mãe da Belle, uma menininha super curiosa e divertida, em seu primeiro ano de vida.

Assista a gravação da palestra "Futuro(s): novas tecnologias, novos humanos e novos ecossistemas" aqui.