3º Ciclo de Debates do InovaEscola

publicado 12/11/2020 16h42, última modificação 07/04/2021 15h33
O 3º Ciclo de Debates do InovaEscola foi pautado pelos temas Inteligência Artificial e Internet das Coisas e como essas tecnologias afetam nosso cotidiano e o sistema de justiça.

O InovaEscola da ESMPU, realizou, no dia 2 de setembro, a Roda de Conversa "Inteligência Artificial e Internet das Coisas: oportunidades e desafios", com a participação da vice-diretora da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Brasilina Passarelli; e da doutoranda e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional Priscilla Regina da Silva.

É possível assistir ao debate aqui.

ESMPU-02092020.jpg

Confira abaixo a curadoria selecionada sobre Internet das  Coisas e Inteligência Artificial.

1. Apresentação da Professora Brasilina Passarelli; e

2. Apresentação da professora Priscilla Silva;

3. Facilitação gráfica realizada no dia.

Recomendações da Professora Lina:

1. Livro Tecnopolíticas da Vigilância: Perspectivas da margem, de Bruno Cardoso, Fernanda Bruno, Lucas Melgaço, Luciana Guilhon, entre outros;

2. Entrevista com Yuval Harari no Programa Roda Viva; e

3. Livro Superinteligência: caminhos, perigos e estratégias para um novo mundo, de Nick Bostrom,  Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2018

Recomendações da Professora Priscilla:

1. Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial;

2. Livro Internet das Coisas, do professor Eduardo Magrani; e

3. Curso Enap Direito e Novas Tecnologias (com Professora Priscilla Silva).

Recomendações do InovaEscola:

1. Internet das Coisas, Programa Expresso Futuro com Ronaldo Lemos; e

2. Era dos Dados, série da Netflix.

O InovaEscola da ESMPU realizou, no dia 4 de setembro, a Roda de Conversa "Inteligência Artificial no Sistema de Justiça: cenários e perspectivas", com a participação do diretor da International Association for Artificial Intelligence and Law (IAAIL), Juliano Maranhão; e do promotor de Justiça Antonio Rolemberg.

O conteúdo do debate pode ser assistido aqui.

facilitação gráfica realizada no evento.

Aqui você encontrará:

1. Apresentação do Promotor Antonio Rolemberg;

2. Apresentação do Professor Juliano Maranhão; e

3. A facilitação gráfica realizada no dia;

Essas são as recomendações do InovaEscola:

1. O Futuro da IA no Sistema Judiciário Brasileiro: Mapeamento, Integração e Governança da IA;

2. A Importância da Inteligência Artificial Inteligível no Direito, artigo publicado em Lawgorithm; e

3. Inteligência Artificial aplicada ao Judiciário | O Direito em tempos de Covid - 19, debate exibido no YouTube.