Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Cadastro: Acesse o Portal de Publicações Científicas e crie seu cadastro. É obrigatório incluir ORCID e/ou Currículo Lattes.

    Atenção: Informações como e-mail, telefone, instituição/afiliação e resumo da biografia (minicurrículo) são imprescindíveis para contato da equipe editorial e para atribuição de metadados do manuscrito, se aprovado. No minicurrículo devem constar as principais titulações acadêmicas, a ocupação atual e eventual experiência profissional que tenha relação com o tema do artigo.
  • Envio do manuscrito: Anexe seu trabalho, devidamente formatado conforme as diretrizes do periódico. No artigo, não deverá constar traço de identificação da autoria, a fim de assegurar avaliação anônima pelos pareceristas.
  • Ineditismo: O manuscrito submetido deverá ser original, inédito e não pode estar em processo de avaliação em outros periódicos. Por original entende-se o manuscrito que traga inovação/contribuição na área temática abordada. Não são considerados inéditos os artigos que tenham sido anteriormente publicados em outra língua. A ocorrência de plágio, incluindo autoplágio total ou parcial sem a devida citação, implica exclusão imediata do sistema de avaliação.
  • Autoria: O manuscrito poderá ter até 5 (cinco) autores/as e todos/as devem estar cadastrados/as na plataforma do periódico. Consideram-se autores/as aqueles/as que efetivamente tenham contribuído para a redação do texto final submetido. No texto não deverá constar traço de identificação da autoria, a fim de assegurar avaliação anônima pelos pareceristas.
  • Idioma: Será admitido manuscrito em língua portuguesa e em língua estrangeira, neste caso, acompanhado da respectiva tradução para a língua portuguesa. Título, resumo e palavras-chave devem ser apresentados em português e inglês; nos manuscritos em outros idiomas, esses elementos devem estar na língua do texto e ser traduzidos para português e inglês.
  • Titulação: É importante verificar a titulação mínima exigida pelo periódico BC – graduação e pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, e, em caso de coautoria, pelo menos um/a dos/as autores/as deve possuir uma dessas titulações.
  • Formato do arquivo: A submissão deverá ser enviada em formato Word (.doc ou .docx).
  • Imagens: Deverão ser enviados arquivos em modo editável e alta resolução, igual ou superior a 300 dpi.
  • Estrutura: O texto deverá apresentar introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.
    A introdução e a conclusão devem ser numeradas. No caso de artigo científico, é necessário apresentar a metodologia adotada, os resultados e a discussão.

Diretrizes para Autores

O manuscrito deverá seguir as seguintes configurações:

  • Quantidade de páginas: Máximo de 30 (trinta) páginas, não incluídas as referências bibliográficas.
  • Tamanho: A4.
  • Margens superior, inferior, direita e esquerda: 2 cm.
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Entrelinhas de 1,5 e recuo de parágrafo de 1 cm.
  • Título (português e inglês): O título deve ter no máximo vinte palavras, incluído o subtítulo (se houver), e estar em negrito. Deve, ainda, descrever adequadamente o objetivo ou a contribuição principal do artigo. O título traduzido deve estar em itálico.
  • Resumo/Abstract (português e inglês): Devem ser apresentados de forma concisa os pontos relevantes do artigo (contexto, objetivo, metodologia e principais resultados e contribuições), com até 250 palavras. Caso o artigo seja em língua estrangeira, deve-se apresentar o resumo em português. Abstract em itálico.
  • Palavras-chave/Keywords (português e inglês): Até 6 palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Caso o artigo seja em língua estrangeira, deve-se apresentar palavras-chave em português.
  • Citações: As citações devem obedecer a norma ABNT NBR 10520 Segunda Edição (19.7.2023) e devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data.
  • Citações diretas com mais de 3 (três) linhas: Deverão estar em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, tamanho da fonte 10 e sem aspas.
  • Citações diretas com até 3 (três) linhas: Devem estar contidas no corpo de texto do parágrafo entre aspas duplas.
  • Destaques: É permitido negrito apenas nos títulos, subtítulos e intertítulos; nos demais casos de destaques, deve-se utilizar itálico, recurso também aplicável a vocábulos e expressões em língua estrangeira – exceto termos de informática consagrados pelo uso.
  • Tabelas (dados numéricos), quadros (textos), gráficos e figuras: Deverão ser numerados sequencialmente por todo o texto e sempre citados no corpo do texto. Deverão também ser apresentados em escala de cinzas.
  • Siglas: Quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome por extenso.
  • Referências bibliográficas: Até 30 referências, inseridas no final do artigo, em ordem alfabética, com informação da URL ou DOI quando possível, observadas as normas da ABNT NBR 6023/2018. As leis em geral mencionadas no artigo não precisam constar das referências, com exceção de legislação muito antiga e não facilmente localizável.

Política de Privacidade

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