FAQ

TED é uma organização sem fins lucrativos, localizada em São Francisco (Califórnia-EUA), dedicada ao compartilhamento de novas ideias por meio de eventos denominados TED Talks ou "Conferências TED" – a sigla é o acrônimo de tecnologia, entretenimento e design. Esses eventos consistem em um conjunto de conferências realizadas ao redor do mundo sobre temas de ampla relevância e disponibilizadas em uma plataforma digital global, com o objetivo de disseminar ideias que, segundo a organização, "merecem ser compartilhadas".

O TEDx, por sua vez, é o termo utilizado para designar os TEDs que são organizados de maneira independente e voluntária, por comunidades locais, mediante licenciamento prévio. São eventos realizados em modelo de franquia, que possui seu próprio canal no YouTube (acesse aqui). Atualmente, o TEDx conta com mais de 6 bilhões de visualizações, o que demonstra a capilaridade e o impacto tanto da plataforma quanto do evento e traduz a importância e a repercussão que a organização de um TEDx pode proporcionar a uma instituição.

O evento ocorrerá em 23 de novembro de 2022 na sede da ESMPU, em Brasília.

Para participar como espectador, as inscrições serão abertas em outubro de 2022. Os interessados poderão se inscrever por meio de formulário eletrônico a ser divulgado oportunamente. Para participar como palestrante ou expositor artístico, vide editais de chamamento "Seja um speaker" ou "Mostre a sua arte".

Sim. A ideia deve atender dois critérios relacionados a isso, a saber:

  • a originalidade da ideia para a nossa comunidade;
  • o ineditismo da ideia ou ideias que nunca foram ouvidas antes em um TED Talk.

O que se quer garantir é a criatividade e a autenticidade, além de evitar o plágio, que é considerado crime, de acordo com a Lei n. 9.610/1998.

Não. Podem ser quaisquer ideias que contribuam para o desenvolvimento da comunidade acadêmica da ESMPU. Podem abranger temas de gestão, economia, meio ambiente, saúde, educação, sociedade, cultura, projetos sociais, entre outros.

Não. Quem propõe a ideia deve palestrar.

Sim. Uma ideia pode ter até dois proponentes, desde que ambos tenham contribuído igualmente para a construção dela.

Não é necessário. O objetivo é selecionar ideias que merecem ser compartilhadas. Os selecionados participarão da preparatória, que consiste na organização e no treinamento dos palestrantes para que consigam estruturar suas apresentações na metodologia de palestras do TED e do TEDxESMPU.

A seleção das ideias será feita pelo Conselho Curador, responsável por avaliar se os conteúdos atendem aos dez critérios elencados no item IV.A do edital de chamamento. Cada critério valerá um ponto e cada proposta será avaliada individualmente pelos seis integrantes do Conselho Curador. Ao final da avaliação, as propostas serão classificadas por ordem decrescente e os mais bem avaliados passarão a integrar um mapa de curadoria, por meio do qual se observarão outros critérios, como diversidade demográfica, étnica, de gênero, social, cultural, temática, entre outras.

O Conselho Curador é composto por seis profissionais diversos, com experiência qualificada, cujos interesses incluem também assistir TED Talks. A formação do grupo buscou garantir diversidade e representatividade. Os integrantes são: as advogadas Bárbara Lobo Amaral e Ludmilla Rocha Ribeiro; o cientista de dados Bruno Paixão; o analista de mídias sociais Fernando Ramos Silva; a jornalista Simone Souto; e a promotora de Justiça Simone Disconsi.

De acordo com as regras do TED, a curadoria de um TEDxUniversity precisa atender à diversidade de conteúdo, conforme descrito no edital de chamamento, além da diversidade étnica, regional e de gênero. Outros aspectos também são considerados, como originalidade e conexão com a realidade atual, além do potencial de reflexão e de convergência com o tema âncora da conferência.

A primeira fase de avaliação foi individual. Cada curador recebeu um grupo de ideias inscritas e uma planilha contendo os dez critérios elencados no item IV.A. Ao preencher e computar suas avaliações, além de responderem se a ideia analisada atendia ou não a cada critério, o curador também foi questionado sobre o impacto e a originalidade de cada proposta.

Na segunda fase de avaliação, os curadores defenderam, individualmente, em plenária e para todo o conselho, os nomes selecionados. Na mesma sessão, o grupo foi questionado se sentiu falta de algum tema, posto que a seleção poderia não cobrir todo o interesse temático a que o TED exige ter, como temas relacionados a saúde mental, sustentabilidade, questões de liderança da atualidade, entre outros.

A terceira fase contou com o olhar detido dos organizadores. A supervisão dos trabalhos foi feita pelo consultor Caetano Tona, que, além de coorganizador, é especialista em curadoria e trabalha com organização de programas TED desde 2016.

A programação contará com uma combinação de pessoas escolhidas por meio da seleção feita pelo chamamento de ideias e de outras destacadas dentro da comunidade, capazes de atender à diversidade de temas exigida pelo TED. Tudo isso precisa compor o mapa de curadoria (vide questão 12). 

Essa estratégia foi pensada com o intuito de cobrir a maior parte dos temas propostos pela curadoria, os quais foram combinados com os assuntos de interesse do Ministério Público e da sociedade e, ainda, com o tema âncora do evento.   

Como é possível perceber, o processo de curadoria para a definição da programação envolve o cruzamento de diversas variáveis, como as citadas, além de envolver o descarte de ideias semelhantes ou a combinação de propostas convergentes.

 

Dos projetos artísticos e culturais

 

A seleção será feita pelo Conselho Curador de Cultura e Arte da ESMPU, designado por meio da Portaria n. 134/2022.
São 5 critérios de avaliação:

  1. adequação do projeto de exposição aos espaços físicos disponíveis;
  2. qualificação do projeto de exposição, especialmente quanto à originalidade, à qualidade técnica, à temática “De volta para o futuro” e ao padrão TEDx;
  3. grau de expectativa de interesse público;
  4. perspectiva de contribuição histórica e de enriquecimento sociocultural;
  5. adequação à imagem institucional da ESMPU.

Serão vedados os projetos que atentem contra a ordem pública, atentem contra a lei, causem danos, ocasionem riscos de segurança e abordem conteúdo partidário, religioso, pseudocientífico ou promovam a promoção pessoal ou de marcas.

O proponente é responsável pela autenticidade das obras, mas essas não precisam ser inéditas. Assim, podem já ter sido expostas ou apresentadas em outro local.

Não. É vedada a comercialização de qualquer espécie na ESMPU.