FAQ

TED é uma organização sem fins lucrativos, localizada em São Francisco (Califórnia, EUA), dedicada ao compartilhamento de novas ideias por meio de eventos denominados TED Talks ou "Conferências TED" – a sigla é o acrônimo de tecnologia, entretenimento e design. Esses eventos consistem em um conjunto de conferências realizadas ao redor do mundo sobre temas de ampla relevância e disponibilizadas em uma plataforma digital global, com o objetivo de disseminar ideias que, segundo a organização, "merecem ser compartilhadas".

O TEDx, por sua vez, é o termo utilizado para designar os TEDs que são organizados de maneira independente e voluntária, por comunidades locais, mediante licenciamento prévio. São eventos realizados em modelo de franquia, que possui seu próprio canal no YouTube (acesse aqui). Atualmente, o TEDx conta com mais de 6 bilhões de visualizações, o que demonstra a capilaridade e o impacto tanto da plataforma quanto do evento e traduz a importância e a repercussão que a organização de um TEDx pode proporcionar a uma instituição.

O evento ocorrerá em 30 de agosto de 2023 na sede da ESMPU, em Brasília.

Para participar como espectador, a previsão de abertura de inscrições é agosto de 2023. Os interessados poderão se inscrever por meio de formulário eletrônico a ser divulgado oportunamente.

Sim. A ideia deve atender a dois critérios:

• originalidade (algo ainda não imaginado ou proposto em nossa comunidade);
  • ineditismo (ideia ou ideias nunca ouvidas antes em um TED Talk).

Queremos garantir a criatividade e a autenticidade, além de evitar o plágio, que é considerado crime, de acordo com a Lei n. 9.610/1998.

Como este é um evento temático, um Countdown, as ideias devem abordar como nossas ações conjuntas e interconectadas impactam a vida social, urbana, dos biomas, da fauna e flora, do meio ambiente, e ainda, enfoquem a sustentabilidade, a regeneração, o clima e outras dimensões na mesma linha, de modo que se conectem ao tema central do evento "Lançar luzes sobre o nosso amanhã". Ademais, as ideias devem estar integradas a práticas reconhecidas e inovadoras de gestão, bem como a políticas públicas mais efetivas, de modo que o futuro das próximas gerações seja mais sustentável, justo e abundante.

Não. Quem propõe a ideia deve palestrar.

Sim. Uma ideia pode ter até dois proponentes, desde que ambos tenham contribuído igualmente para a construção dela.

Não é necessário. O objetivo é selecionar ideias que merecem ser compartilhadas. Os selecionados participarão da preparatória, que consiste na organização e no treinamento dos palestrantes para que consigam estruturar suas apresentações na metodologia de palestras do TED e do TEDxESMPU.

A seleção das ideias foi feita pelo Conselho Curador, formado por integrantes autônomos, que avaliaram se os conteúdos atendiam aos critérios estabelecidos no edital. Ao final da avaliação, as propostas foram classificadas por ordem decrescente e os mais bem avaliados passaram a integrar o mapa de curadoria (vide resposta 11), por meio do qual se observaram outros critérios, como diversidade demográfica, étnica, de gênero, social, cultural e temática.

De acordo com as regras do TED, a curadoria de um TEDxUniversity precisa atender à diversidade de conteúdo, conforme descrito no edital de chamamento, além da diversidade étnica, regional e de gênero. Outros aspectos também são considerados, como originalidade e conexão com a realidade atual, além do potencial de reflexão e de convergência com o tema âncora da conferência.

A programação contará com uma combinação de pessoas escolhidas por meio da seleção feita pelo chamamento de ideias e de outras com destaque na comunidade, capazes de atender à diversidade de temas exigida pelo TED. O processo de curadoria para a definição da programação envolve o cruzamento de diversas variáveis, além do descarte de ideias semelhantes ou da combinação de propostas convergentes.