Sobre

O planeta Terra está em contagem regressiva. Pesquisas recentes mostram que milhões de espécies existentes nos ecossistemas estão ameaçadas de extinção. Essa pauta urgente e tão relevante, no contexto mundial, foi discutida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) na segunda edição de um dos maiores sucessos já promovidos pela instituição: o TEDxESMPU. Desta vez, na versão “Countdown”, o foco foi a gestão dos recursos naturais e a regeneração dos ecossistemas. A conferência aconteceu no dia 30 de agosto de 2023, na sede da Escola, em Brasília.

Essa edição buscou mostrar como nossas ações impactam a vida social, urbana, dos biomas, da fauna e da flora e, ainda, sobre como essas dimensões – e temas como meio ambiente, sustentabilidade, regeneração, entre outros na mesma linha – precisam estar integradas a práticas reconhecidas e inovadoras de gestão, bem como a políticas públicas mais efetivas, de modo que o futuro das próximas gerações seja mais justo e abundante.

O evento reuniu pessoas para compartilhar suas jornadas e experiências sob perspectivas transdisciplinares, incentivando conversas cruciais, de forma isenta, franca, honesta, racional, democrática e colaborativa. O intuito foi mostrar que conhecimento científico, curiosidade, reflexão e diálogo são ferramentas que, de fato, podem transformar o mundo em um lugar melhor.

“Lançar luzes sobre o amanhã” tem o propósito de nos lembrar que o futuro só brilhará se hoje optarmos por práticas sustentáveis e de regeneração do presente, para, assim, garantir o futuro das próximas gerações.