Abertas as pré-inscrições do 3º Processo Seletivo de Estagiários da ESMPU

Seleção para formação de cadastro reserva é voltada para estudantes de nível superior das áreas de administração, biblioteconomia, desenho industrial, jornalismo, pedagogia, publicidade e propaganda e tecnologia da informação. Pré-inscrição deve ser feita até 24 de agosto.
publicado: 13/08/2014 15h29 última modificação: 31/03/2017 17h21

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) publicou nesta quarta-feira, 13 de agosto, o edital de abertura do Processo Seletivo de Estagiários. A seleção destina-se à formação de cadastro de reserva e é voltada para estudantes de nível superior das áreas de Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Desenho Industrial, Pedagogia, Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação – Suporte Técnico.

Os selecionados realizarão estágio em áreas cujas atividades sejam correlatas ao seu curso de formação. Eles cumprirão jornada semanal de 20 horas e receberão bolsa estágio no valor de R$ 800, além de auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado. Também ficam asseguradas aos estagiários a concessão de seguro contra acidentes pessoais e a obtenção de termo de realização de estágio.

A participação é aberta aos estudantes devidamente matriculados e com frequência regular em curso de educação superior oferecido pelas instituições de ensino conveniadas com a ESMPU. Alunos que estiverem cursando o último semestre ficam impedidos de participar do processo seletivo.

No momento da convocação para realização do estágio, o estudante deverá ter cumprido pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos necessários para a conclusão do curso superior.

Os interessados deverão realizar pré-inscrição até as 17h do dia 24 de agosto, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, clicando no banner “3º Processo Seletivo de Estagiários”, localizado à direita do site. Na página aberta, é necessário clicar na opção “Pré-inscrições”, que redirecionará o candidato à Ficha de Inscrição para Estágio.

A confirmação das inscrições ocorrerá no Edifício-Sede da ESMPU (SGAS Av. L2 Sul Quadra 604 Lote 23 – Brasília-DF), entre os dias 25 e 27 de agosto, das 13h às 18h. Os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação: documento de identidade com foto (original e cópia); CPF (original e cópia); declaração atualizada de escolaridade (original ou eletrônica), expedida pela instituição de ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado; laudo médico, caso declare ser pessoa com deficiência; declaração específica, caso queira participar da seleção pelo sistema de cotas para minorias étnico-raciais; e instrumento de mandato, se a inscrição for realizada por procurador.

Provas – A aplicação das provas está prevista para as 9h do dia 6 de setembro, na sede da ESMPU, com duração de três horas. As provas objetivas contarão com 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de conhecimentos básicos (língua portuguesa) e 10 de conhecimentos específicos de cada área, com pesos 1 e 2, respectivamente, totalizando 30 pontos. Também será aplicada prova discursiva, valendo 10 pontos, que consistirá na elaboração de um texto dissertativo de até 30 linhas sobre tema da atualidade. Para ter a prova discursiva corrigida, os candidatos deverão obter 15 pontos nas provas objetivas. A nota final no processo seletivo será a soma algébrica das notas obtidas nas provas objetivas e na prova discursiva.

O processo seletivo terá validade de um ano, a contar da data da assinatura do edital de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do diretor-geral da ESMPU.

Confira a lista de instituições conveniadas com a ESMPU:

• Brasil Central de Educação e Cultura – BCEC (Faculdade Projeção de Taguatinga);

• Centro de Educação Superior de Brasília – CESB;

• Centro Universitário de Brasília – UNICEUB;

• Centro Universitário do Distrito Federal – UDF;

• Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN;

• Centro Universitário Unieuro – UNIEURO;

• Faculdade Anhanguera de Brasília – FAB;

• Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia – FACITEC;

• Faculdade de Negócios e Tecnologias – FACNET;

• Faculdade de Tecnologias – SENAC;

• Faculdade Fortium;

• Faculdade JK;

• Faculdade Projeção de Ceilândia – FACEB;

• Faculdade Projeção Guará – UNESBA;

• Faculdade Promove de Brasília – ICESP;

• Instituto de Ensino Superior Planalto – IESPLAN;

• Universidade Católica de Brasília – UCB;

• Universidade de Brasília – UnB;

• Universidade Metodista de São Paulo – UMESP;

• Universidade Paulista – UNIP.

Clique aqui para consultar o edital e o conteúdo programático.