Acessibilidade
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação do Ministério Público da União e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Também foram incluídos atalhos para as seções do portal da ESMPU. Para utilizar as teclas de atalho, existem comandos específicos de cada navegador:
- Chrome: Alt + número.
- Edge: Alt + número.
- Firefox: Alt + Shift + número.
- Internet Explorer: Alt + número + Enter.
- Opera: Shift + Escape + número.
- Safari: Option + número.
Os números para as teclas de atalhos a serem utilizados neste site são:
- 1 – início do conteúdo principal da página.
- 2 – início do menu principal.
- 3 – campo de busca interna do site.
- 4 – início do menu lateral nas seções onde ele está disponível.
- 5 – página sobre os recursos de acessibilidade.
- 6 – ativar / desativar o modo de alto contraste.
- 7 – exibir o mapa de páginas do site.
Plano de Garantia de Acessibilidade da ESMPU
O Plano de Garantia de Acessibilidade (PGA) da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) para 2024-2029 reflete o compromisso da instituição em promover uma educação inclusiva e acessível. Baseado em marcos legais como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e normas técnicas de acessibilidade, o PGA estrutura ações para eliminar barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas e atitudinais, garantindo o pleno acesso às atividades acadêmicas e administrativas da ESMPU. O plano também foca na capacitação de profissionais, adaptações pedagógicas e no uso de tecnologias inclusivas, consolidando o direito à igualdade e à participação plena de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Dúvidas, sugestões e críticas:
No caso de problemas com a acessibilidade do portal, favor entrar em contato.