Abertos quatro novos cursos a distância para servidores

Treinamentos envolvem as áreas de desenvolvimento pessoal e gerencial, economia aplicada à gestão de políticas públicas, licitação e contratos, orçamento e finanças públicas. Atividades serão realizadas entre os dias 8 de outubro e 10 de dezembro. A carga horária é de 60 horas-aula.
publicado: 20/09/2012 15h48 última modificação: 31/03/2017 17h21

Seguem até 1º de outubro as inscrições para os Cursos de Aperfeiçoamento “Desenvolvimento Pessoal e Gerencial”, “Economia Aplicada à Gestão de Políticas Públicas”, “Licitação e Gestão de Contratos Públicos” e “Orçamento e Finanças Públicas”. Exclusivas para servidores do MPU, as atividades acadêmicas serão ministradas na modalidade de educação a distância.

Cada treinamento terá duração de 60 horas e as aulas ocorrerão entre os dias 8 de outubro e 10 de dezembro, na plataforma de ensino a distância da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O participante deverá ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às atividades, além de possuir conhecimento básico de uso da Web e acesso a internet banda larga.

A proposta do curso “Desenvolvimento Pessoal e Gerencial” é estudar a importância do papel gerencial, com o intuito de desenvolver habilidades de proatividade na Administração Pública, de forma a possibilitar o aumento da eficiência e da eficácia na gestão de recursos públicos. Para esta atividade, estão disponíveis 100 vagas, sendo 44 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e 4 para o MPM.

O curso “Economia Aplicada à Gestão de Políticas Públicas” oferece 50 vagas, sendo 22 para o MPF, 17 para o MPT, 8 para o MPDFT e 3 para o MPM. O objetivo do treinamento é discutir e avaliar as principais tendências da economia no setor público brasileiro, buscando contribuir para a formulação e a implementação de políticas públicas.

Servidores interessados em capacitar-se para gerenciar processos licitatórios de qualquer porte poderão inscrever-se no Curso “Licitação e Gestão de Contratos Públicos”. O foco da atividade é o estudo, com base na legislação aplicada à matéria, de procedimentos de planejamento, implementação e controle dos sistemas de compras dos governos. A ESMPU oferece 100 vagas, sendo 44 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e 4 para o MPM.

Para o Curso “Orçamento e Finanças Públicas”, também são destinadas 100 vagas (44 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e 4 para o MPM). Durante o treinamento, os participantes estudarão conteúdos relacionados ao processo de planejamento e execução orçamentária, visando ao aperfeiçoamento da gestão pública.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, opção “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Na seleção, terão prioridade os servidores que ainda não tenham participado desse tipo de atividade. Também terá preferência o candidato que, no ano letivo, ainda não tenha participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 2 de outubro, a partir das 15h.

A ESMPU emitirá certificado aos participantes com, no mínimo, 75% de aproveitamento no curso. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Acesse os editais dos cursos de aperfeiçoamento: