Notícias

Atividade em Manaus: Seminário vai debater questões de gênero e raça

Encontro acontece nos dias 21 de 22 de março e é voltado para colaboradores do MPF, MPT, MPM e membros e servidores do sistema de justiça. Inscrição até 13 de março
publicado: 25/02/2019 17h19 última modificação: 06/03/2019 15h48
Ilustração

Ilustração

Manaus (AM) irá receber a primeira turma do Seminário “Gênero e Raça”, que acontece nos dias 21 e 22 de março. Realizada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a atividade é voltada membros(as), servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as) do MPF, MPT e MPM e para membros(as) e servidores(as) de órgãos do sistema de justiça do Estado (Ministério Público do Estado do Amazonas, Poder Judiciário e Defensoria Pública).  

O seminário vai reforçar a compreensão e a utilização de conceitos básicos na temática de igualdade de gênero e raça/etnia e dos principais instrumentos normativos sobre o assunto no plano internacional, nacional e institucional. Além disso, vai trabalhar a percepção de práticas sexistas e racistas, violadoras de direitos humanos, bem como na proposição de ações de superação.  

As discussões realizadas ao longo dos dois dias serão conduzidas pela professora da Universidade Federal do Amazonas e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades, Fátima Weiss de Jesus; pela procuradora do Trabalho Fabiola Bessa Salmito Lima; pela subprocuradora-geral da República e coordenadora do Comitê Gestor de Gênero e Raça do MPF, Ela Wiecko Volkmer de Castilho; e pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão Substituta no Amazonas e coordenadora da Comissão Estadual de Gênero e Raça da PR/AM, Michele Diz Y Gil Corbi. Confira a programação completa.  

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 13 de março, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  http://escola.mpu.mp.br.  

Atividade: Seminário “Gênero e Raça” 
Data: 21 e 22 de março 
Inscrição: até 12h do dia 13 de março 
Local: Prédio Anexo da Procuradoria da República no Amazonas (Av. Ephigênio Salles, 1570 Aleixo, Manaus - AM) 
Vagas: 80 vagas para membros(as), servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as) do MPF, MPT e MPM e para membros(as) e servidores(as) de órgãos do sistema de justiça do Estado (Ministério Público do Estado do Amazonas, Poder Judiciário e Defensoria Pública) 
** Terá preferência aquele(a) que integrar comissão de equidade de gênero e raça ou contra discriminação e assédio moral/sexual, ou similar; e ser negro(a), mulher ou indígena  
Custeio: NÃO haverá custeio  

Mais informações no edital da atividade.

Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: ascom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3313-5132 / 5126