Notícias

Brasília (DF) recebe simpósio sobre direito coletivo do trabalho e atuação sindical

Com foco nas transformações que afetam a questão trabalhista em todo o mundo, atividade promoverá intercâmbio de experiências entre acadêmicos brasileiros e estrangeiros. As inscrições ficam abertas até 7 de outubro.
publicado: 23/09/2010 16h27 última modificação: 31/03/2017 17h21

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá em Brasília (DF) o Simpósio “Trabalho, sindicato e direito: visões de um futuro possível”. A atividade reunirá membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e acadêmicos brasileiros e estrangeiros para debater o processo de transformações que afetam o mundo do trabalho, buscando incentivar, além do intercâmbio de experiências entre especialistas, a reflexão e o estudo sobre temas como direitos coletivos, atuação sindical, degradação do trabalho e exclusão social.

Com carga horária de 11 horas-aula, o simpósio oferece 50 vagas para membros do MPT, sendo 30 reservadas a representantes regionais da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis). Há ainda 20 vagas abertas ao público externo. Participantes com frequência integral na atividade receberão certificado emitido pela ESMPU.

A programação inclui conferências sobre questões atuais e comuns aos trabalhadores de todo o mundo, como as reformas trabalhistas e sindicais. Entre os conferencistas estarão acadêmicos europeus, que falarão sobre a realidade do direito coletivo do trabalho e da atuação sindical em países como Itália, Espanha e Alemanha. A experiência brasileira também será abordada em palestras ministradas por membros do MPT e do Judiciário. Após as conferências, representantes da Conalis conduzirão uma série de debates, cada um com duração de 30 minutos.

Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 7 de outubro, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A ESMPU informa que não haverá custeio de eventuais despesas decorrentes da participação dos candidatos selecionados.

Outras informações podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) ou com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Serviço

Simpósio “Trabalho, sindicato e direito: visões de um futuro possível”

Quando: 13 e 14 de outubro de 2010

Onde: Auditório da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – SGAS Av. L2 Sul, Quadra 604, Lote 23 – Asa Sul – Brasília (DF)

Vagas: 70

Inscrições: até as 12h de 7 de outubro, pelo sítio www.escola.mpu.mp.br

Informações: inscricoes@escola.mpu.mp.br

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300