Carlos Henrique encerra mandato à frente da ESMPU com reunião geral de equipe

Durante o encontro, foram apresentados os novos diretores indicados, além da prestação de contas da atual gestão
publicado: 31/01/2018 18h11 última modificação: 04/04/2018 13h55
Exibir carrossel de imagens Reunião geral  de encerramento de gestão

Reunião geral de encerramento de gestão

O procurador da República Carlos Henrique Martins Lima encerrou seu mandato à frente da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) com uma reunião de equipes. Servidores e colaboradores da instituição estavam presentes ao encontro, na tarde desta quarta-feira (31/01).

Além da prestação de contas dos dois mandatos (de 1º de fevereiro de 2014 a 31 de janeiro de 2018), a reunião também teve por objetivo apresentar aos servidores os novos diretores: o procurador Regional da República João Akira Omoto, que será o novo diretor-geral, e o procurador do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro, que assume o cargo de diretor-geral adjunto. Os atuais secretários e a diretora-adjunta Sandra Lia Simon também estiveram presentes.

Ao falar sobre as transformações da ESMPU ao longo dos seus 20 anos de existência, o diretor apresentou, de forma breve, a história da Escola. Em sua apresentação foram mostrados os antigos diretores, desde a criação da instituição, em 14 de abril de 1998. A primeira diretora-geral da ESMPU foi a subprocuradora-geral da República Sandra Cureau, responsável pela instalação da Escola e que assumiu o cargo de 2000 a 2004.

Gestão e ensino - Na prestação de contas, Carlos Henrique mostrou a evolução da instituição nos últimos quatro anos, com conquistas como a criação do quadro próprio de pessoal, com edição da Lei 13.032, de setembro de 2014; e melhorias nas instalações físicas -  reforma das copas; substituição dos elevadores, piso, persianas, divisórias, mobiliário, aparelhos de ar condicionado; modernização dos auditórios e salas de aula.

Ele também destacou o credenciamento da ESMPU pelo Ministério da Educação (MEC); o incremento no orçamento da instituição para a expansão das atividades acadêmicas, com aumento no número de cursos e vagas oferecidas a membros e servidores de todos os ramos do MPU; e a implantação do processo eletrônico de informações, dos novos portais e da automação de processos de emissão de certificados e de registro de frequência. Também mereceu destaque a premiação do CNMP pelo curso a distância “O Conselho Tutelar no Combate ao Trabalho Infantil” e a automatização da emissão de certificados e registro de frequência.

Ao longo dos seus dois mandatos, 648 atividades acadêmicas foram desenvolvidas, 24.875 pessoas capacitadas e 33 títulos publicados. “O resultado de todas essas conquistas deve ser atribuído à equipe de servidores e colaboradores, que se dedicou diariamente”, ressaltou.

O secretário de Planejamento e Projetos da ESMPU, Volker Egon Bohne, lembrou que a Escola conseguiu, nesses quatro anos de atividade, cumprir seu papel de comunhão entre os ramos do MPU, capacitando lideranças institucionais. Já o secretário de Tecnologia da Informação, Moisés Jacobino, frisou a capacidade de mobilização interna da gestão para a integração das equipes na execução de projetos.

A diretora-geral adjunta, Sandra Lia, revelou que acompanha as atividades da Escola desde 2003 e que cada gestão trouxe aperfeiçoamentos e colaborações. Nessa última, ela destacou o tratamento neutro conferido aos ramos. “Hoje aqui é um território de aprendizado”, resumiu.

Nova gestão – O novo diretor-geral indicado, João Akira Omoto, agradeceu a generosidade da recepção. Para ele, a intenção da nova diretoria é dar continuidade ao trabalho realizado. “O contato realizado com a atual diretoria durante esta semana foi importante para a compreensão dos desafios e complexidades da instituição”, acrescentou.

O procurador do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro, que assumirá como adjunto, falou sobre o bom clima de trabalho encontrado na Escola e mostrou-se disposto a manter esse ambiente favorável.

Solenidade de transmissão de cargo - A cerimônia de posse da nova direção está marcada para sexta-feira (02/02), no auditório Pedro Jorge I da ESMPU. O evento contará com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, responsável pela designação dos membros à frente do novo período de gestão (2018/2020).

Assista ao vídeo com a Prestação de Contas