Consulta a membros e servidores do MPU vai identificar necessidades de treinamento para 2019

Questionário pode ser respondido até 10 de agosto e é a primeira etapa do processo de elaboração do Plano de Atividades da ESMPU para o próximo ano
publicado: 02/08/2018 16h22 última modificação: 02/08/2018 16h22

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) deu início à consulta a membros e servidores do MPU para fazer um levantamento das necessidades de treinamento para 2019. Essa é a primeira etapa do processo de elaboração do Plano de Atividades para o próximo ano letivo e a participação do público da Escola é importante para identificar quais temáticas das áreas fim e meio precisam ser abordadas nos cursos oferecidos pela instituição.

Serão dois questionários, um para a área fim e outro para a área meio, que devem ser respondidos até o próximo dia 10 de agosto. Para acessar o questionário da área fim clique aqui; para o da área meio clique aqui. Ao entrar na página, o participante deverá selecionar o ramo de atuação; informar dados pessoais, sexo e cor/raça/etnia; área de atuação que deseja se capacitar; e o tipo de necessidade. Podem ser informadas mais de uma opção de área de atuação e tipo de necessidade.

Plano de Atividades
O Plano de Atividades (PA) consiste no conjunto de ações de capacitação realizadas pela ESMPU durante o ano letivo. A elaboração do plano ocorre sempre no ano anterior, com a participação de membros e servidores do MPU. Neste ano, a instituição alterou a metodologia de elaboração do plano de atividades para tornar o processo mais democrático, participativo, plural e dinâmico.

O diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto, explicou que o objetivo é fazer com que as atividades da Escola atendam às mais diversas áreas e necessidades do MPU, podendo assim contemplar um maior número de membros e servidores. Lembrou que o PA de 2019 será construído dentro da nova visão institucional - definida em oficina com os coordenadores de ensino e com o Conselho Administrativo (CONAD), no final de junho (saiba mais) -, na qual a Escola deve ser um espaço plural de reflexão crítica e dialógica para construir, disseminar e aplicar saberes. “Para isso, é preciso identificar as necessidades prioritárias das diversas áreas de atuação do MPU para que possamos ter atividades acadêmicas de maior impacto sobre as funções finalísticas e a sociedade”, ressaltou.

Calendário
Com as informações colhidas por meio do questionário, a ESMPU vai realizar, no dia 30 de agosto, um seminário com as coordenações temáticas de cada ramo; os representantes dos procuradores-gerais, corregedores, ouvidores; e os coordenadores de ensino. Na ocasião, será entregue a compilação da pesquisa das necessidades das áreas para que as coordenações de ensino façam a priorização das demandas.

Em setembro, o colegiado de ensino irá fazer a triagem das necessidades comuns aos quatro ramos e começará a esboçar as atividades acadêmicas provenientes dessas demandas. As necessidades específicas serão tratadas com as comissões de cada ramo e as da área meio, em reunião com os representantes dos setores de Gestão de Pessoas.

A previsão é que o Plano de Atividades 2019 seja divulgado em 17 de outubro, após a aprovação pelo Conselho Administrativo (CONAD) da ESMPU.