Notícias

ESMPU inaugura catálogo permanente de cursos em EaD

A cada semana, novos cursos on-line gratuitos serão disponibilizados, reforçando a diretriz da atual gestão de ampliar o acesso ao conteúdo produzido pela Escola
publicado: 25/03/2020 18h14 última modificação: 25/03/2020 18h18
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) inaugura, nesta quarta-feira (25/3), seu catálogo permanente de cursos a distância, disponibilizando três capacitações autoinstrucionais gratuitas sobre ''Sistema de Precedentes e Atos Administrativos”, “Português Jurídico” e “Redação Oficial”. A cada semana, novas atividades em EaD serão ofertadas, reforçando a diretriz da atual gestão de ampliar as atividades a distância e o acesso ao conteúdo produzido pela instituição. 

Além disso, a ESMPU pretende otimizar os recursos da área acadêmica, por meio de convênios com outras escolas de governo e instituições de ensino, evitando, assim, a produção de treinamentos já oferecidos por outros órgãos. 

Segundo o diretor-geral, Paulo Gustavo Gonet Branco, com essas ações, a Escola dá seguimento ao projeto de ampliação de seu conteúdo on-line, de garantida qualidade, direcionado aos interesses de seu público específico. “O atual momento de isolamento profilático torna esse propósito ainda mais oportuno. Desejo a todos bom proveito!”, declara. 

Investimento em EaD – O secretário de Planejamento e Projetos da Escola, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, ressalta que o fortalecimento da capacitação on-line se tornou necessário devido à restrição orçamentária causada pelo limite do teto de gastos (PEC 55) e à pandemia da Covid-19 – que requereu medidas preventivas, como o teletrabalho, para evitar a disseminação do contágio pelo coronavírus. 

Além do lançamento de cursos próprios, uma forma de ampliar o leque de capacitações oferecidas é a assinatura de convênios com escolas de governo e entidades privadas de referência na área educacional. “Apenas no mês de março, a ESMPU promoveu mais de 300 treinamentos autoinstrucionais, a custo zero. Este número supera o quantitativo de atividades de curta duração programadas para este ano inteiro: 113 presenciais e 65 em EaD, com previsão de gasto de R$ 2,9 milhões”, destaca Carlos Vinícius. 

Dos treinamentos de entidades parceiras, apenas neste mês, foram divulgadas 303 atividades gratuitas a distância: 8 cursos nas áreas de proteção e defesa do consumidor e disseminação de meios de prevenção e solução de conflitos, da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) do Ministério da Justiça; 155 da Escola Virtual de Governo (EV.G) da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); 97 da Fundação Getulio Vargas; e 43 de Harvard. Confira tabela completa. 

Inscrições abertas – Inaugurando o catálogo permanente de cursos a distância da ESMPU, estão abertas as inscrições para três capacitações – ''Sistema de Precedentes e Atos Administrativos”, “Português Jurídico” e “Redação Oficial” – voltadas a membros e servidores do Ministério Público brasileiro e público externo. 

As primeiras turmas desses treinamentos serão realizadas de 6 de abril a 6 de maio, na plataforma digital de aprendizagem da ESMPU (https://ead01.escola.mpu.mp.br/).  

Os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 31 de março. A participação é gratuita e dá direito a certificado. Confira: 

CURSO  CARGA HORÁRIA INSCRIÇÃO 
Sistema de Precedentes e Atos Administrativos
Edital|Projeto Pedagógico
30 horas-aula Inscreva-se
Português Jurídico
Edital|Projeto Pedagógico
30 horas-aula Inscreva-se
Redação Oficial
Edital|Projeto Pedagógico
30 horas-aula Inscreva-se

Clique e conheça todos os cursos com inscrições abertas. 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300