Curso estuda ferramenta de análise de vínculos no combate ao crime

Ministrado por agentes da Polícia Civil do Distrito Federal, o treinamento discutirá o uso de técnicas de inteligência associadas à tecnologia com o objetivo de facilitar a identificação e o mapeamento de atividades criminosas. As inscrições seguem até 11 de junho.
publicado: 23/05/2012 18h21 última modificação: 31/03/2017 17h20

Capacitar membros da área criminal para usar mapeamentos que facilitam a identificação e a hierarquização do crime organizado. Esse é o objetivo do Curso de AperfeiçoamentoAnálise de Vínculos/i2Módulo Gestão (Turma 1), atividade que será realizada de 27 a 29 de junho em Brasília.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) oferece 14 vagas para membros do MPDFT, 4 para membros do MPF e 2 para membros do MPM. Os interessados deverão inscrever-se até as 12h do dia 11 de junho, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, linkInscrições. Os participantes serão selecionados por sorteio eletrônico. As demais vagas, exclusivas para delegados da Polícia Civil do Distrito Federal, serão preenchidas por indicação. A ESMPU custeará a participação dos membros do Ministério Público da União lotados fora da capital federal.

O treinamento será ministrado por agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que abordarão a associação de técnicas de inteligência e de tecnologia no combate ao crime organizado, com destaque para o software “i2”. Entre os temas em estudo estarão a inteligência no contexto da PCDF e as noções básicas de inteligência de sinais, com foco na interceptação telefônica. Outra parte do curso será dedicada a estudos de casos envolvendo o uso de ferramentas tecnológicas para o cruzamento de dados, a elaboração de mapas georreferenciais e a análise de vínculos em operações da Polícia Civil do DF.

A carga horária total é de 16 horas-aula. Participantes com 75% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU. Outras informações podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação.