Divulgação de apoio: Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público promove II Encontro

Evento acontece nos dias 21 e 22 de setembro, em Belo Horizonte
publicado: 15/08/2018 14h34 última modificação: 15/08/2018 14h34

O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, que tem como objetivo a união de esforços para formular e implementar ações voltadas à valorização da mulher membro do Ministério Público, realizará, nos dias 21 e 22 de setembro, na Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o seu segundo encontro. Os interessados podem se inscrever neste link.

Na manhã do primeiro dia de evento serão realizadas duas mesas. A primeira, às 10h, sobre o tema “A Mulher sob a perspectiva acadêmica”, será conduzida pela professora da Universidade Federal de Minas Gerais Marlise Mattos e pela professora Lieli Loures, da Universidade de São Paulo. “Experiências institucionais sobre a participação feminina” será o tema abordado pela subprocuradora-geral da República Ela Wiecko e pela presidente da Associação Nacional de Fiscais do Ministério Público do Chile, Maria Trinidad Steiner Herrera, na segunda palestra, prevista para às 11h. As mesas estão abertas a participação de membros/as e servidores/as.

Na programação da tarde, voltada só para mulheres, está prevista a apresentação do histórico e das perspectivas do Movimento das Mulheres do Ministério Público, seguida de uma breve exposição de uma representante de cada ramo do MP brasileiro (MPE, MPT, MPF, MP de Contas e MPM) sobre a participação feminina no seu ramo.

A programação do primeiro dia ainda inclui discussões em grupos sobre os temas: Espaços políticos institucionais; Assédio sexual e moral no MPF – acompanhamento dos casos dessas violências por estado e no CNMP; Questões relacionada as servidoras do MP; Doenças ocupacionais enfrentadas; e Mulheres LBTQI no MP. O evento se encerra, na tarde do segundo dia, com uma plenária para aprovação de teses e enunciados formulados pelos nos grupos de discussão.

O evento também terá espaço para a discussão sobre a estrutura, organização, composição e outros aspectos relativos à organização interna do Movimento.

Acesse a programação completa.