Encontro debate políticas de juventude

A atividade é resultado de uma parceria da ONG Escola de Gente com a ESMPU, com a Universidade do Rio de Janeiro e com a Fundação Avina. Os debates acontecem no Rio de Janeiro e terão a participação de membros MP.
publicado: 21/10/2009 17h10 última modificação: 31/03/2017 17h20

Membros de ONGs, de movimentos sociais e do Ministério Público participam nesta semana e na próxima, no Rio de Janeiro, do 6º Encontro da Mídia Legal: Universitários(as) pelas Políticas de Juventude, uma parceria da ONG Escola de Gente com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Avina. A atividade inclui uma audiência pública - “Acessibilidade para a Democratização das Políticas Culturais”, realizada no último dia 20, na Assembleia Legislativa -, quatro debates e uma capacitação de alunos de Ciências Sociais, Comunicação Social e Direito da Uerj para disseminar o conceito e a prática da sociedade inclusiva.

O primeiro debate, na quarta-feira 21, tratou do tema “Políticas públicas de juventude: o que são? A quem se dirigem?” na ótica da promotora de Justiça da Infância e da Juventude Patrícia Hauer, do estudante Antônio David (Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência), da jornalista Lilian Romão (revista Viração) e de David Barros e de Regina Novaes (atual e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude).

Os debatedores mostraram-se críticos a duas medidas atualmente em discussão: o toque de recolher para menores, apontado como um sinal da falência do poder público na garantia de direitos dos jovens, e a redução da maioridade penal. “Os jovens são mais vítimas do que autores dos delitos e estudos comprovam que a redução da idade não é positiva. Pelo contrário, ela diminui o tempo para tratar a questão da melhor maneira”, assegurou a promotora Patrícia Hauer, que acrescentou que o Ministério Público vem participando de audiências públicas no Legislativo para evitar a redução da maioridade penal.

Os próximos debates do 6º Encontro da Mídia Legal abordarão os temas “Comunicação e participação juvenil” (dia 23), “Educação inclusiva: direito humano dos(as) jovens” (dia 27) e “Juventude e vulnerabilidade: diferenças e desigualdades” (dia 29). Quatro membros do MP estão confirmados: Eugênia Fávero (PR/SP), Domingos Sávio Dresch (PRR-4), Patrícia Albino (MPE-RN) e Mônica Campos de Ré (PRR-2).

6º Encontro da Mídia Legal: Universitários(as) pelas Políticas de Juventude

Quando: 21, 23, 27 e 29 de outubro de 2009, das 9h às 12h30

Onde: Sala RAV 102, da Faculdade de Comunicação da UERJ - 10º andar

Mais informações: Escola de Gente - Comunicação em Inclusão (telefone: 21 2483-1780, r. 201 ou escoladegente@escoladegente.com.br)