Escola oferece treinamento em gestão de documentos públicos

Voltada para servidores do MPU, capacitação a distância vai abordar a execução de programas de gestão de documentos. Inscrições até 15 de fevereiro
publicado: 07/02/2017 11h47 última modificação: 31/03/2017 17h21

Os servidores do MPU já podem se inscrever no curso a distância “Gestão de documentos públicos”, que acontece de 20 de março a 5 de maio no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 15 de fevereiro pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O treinamento busca capacitar os profissionais na execução de programas de gestão de documentos que condicionem o órgão a gerenciar, preservar e proporcionar acesso a informações, documentos e processos produzidos em suporte tradicional (papel) ou digital.

Além disso, vai aperfeiçoar a atuação das equipes das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD), criadas nos ramos do MPU, visando operacionalizar a execução dos procedimentos arquivísticos de gestão documental e a aplicação dos instrumentos de avaliação e destinação de documentos de arquivo.

Estão disponíveis 100 vagas: 44 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. A seleção será por sorteio eletrônico.

Com 60 horas-aulas, o conteúdo do treinamento vai abordar, dentre outros assuntos: legislação e políticas arquivísticas na esfera pública; introdução à gestão documental: princípios, conceitos e funções arquivísticas; arquivo e documento arquivístico; gestão de documentos e a Teoria das Três Idades Documentais; classificação arquivística; avaliação e destinação de documentos de arquivo; política de arquivos institucional e o programa de gestão de documentos; programa de conservação preventiva em acervos arquivísticos;  e gestão de documentos digitais.

Para participar é preciso disponibilidade de no mínimo seis horas semanais, acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Será emitido certificado ao participante com, no mínimo, 85% de frequência.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo