ESMPU abre 100 vagas em curso a distância sobre contratações de tecnologia da informação

Voltado para servidores do MPU, treinamento de 60 horas-aula busca identificar aspectos que norteiam a elaboração do Plano Diretor de TI, além de orientar quanto ao planejamento de contratações e à gestão segura de contratos na área. Inscrições seguem até as 12h de 22 de maio.
publicado: 08/05/2015 10h30 última modificação: 31/03/2017 17h22

De 8 de junho a 17 de julho, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará o Curso de Aperfeiçoamento “Contratações de Tecnologia da Informação”, na modalidade de educação a distância. A atividade de 60 horas-aula pretende identificar os aspectos que norteiam a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e orientar quanto ao planejamento de contratações de Tecnologia da Informação (TI) e à gestão segura de contratos na área.

A ESMPU oferece 100 vagas a servidores do MPU, sendo 44 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. Os interessados deverão inscrever-se até as 12h do dia 22 de maio, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico.

Para participar, é preciso ter disponibilidade mínima de seis horas semanais para dedicação às atividades do curso, possuir conhecimentos básicos de internet e contar com facilidade de acesso a computadores e banda larga.

Conteúdo – As aulas discutirão temas como governança de TI e gestão de TI; o modelo de referência e a exposição dos instrumentos que motivam o PDTI. Também estará em estudo o Planejamento de Contratação de Soluções de TI (PCTI), com foco no contexto do processo de contratação, na legislação envolvida e na elaboração dos artefatos, tais como o documento de oficialização da demanda e a análise de viabilidade da contratação.

O tema “Seleção de Fornecedor de Soluções de TI (SFTI)” envolverá análises sobre a fase de seleção do fornecedor, o Termo de Referência/Edital/Contrato, além das fases da licitação e do pregão eletrônico. A programação contará ainda com discussões sobre Gerenciamento do Contrato de Solução de TI (GCTI), abrangendo a gestão e a fiscalização de contratos, os atores envolvidos, o histórico de gerenciamento do contrato e a jurisprudência do Tribunal de Contas da União aplicada à área.

Servidores com, no mínimo, 85% de frequência nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado emitido pela ESMPU. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.