ESMPU abre inscrições para curso sobre gestão de políticas públicas de trabalho decente

Voltado para membros do MPU, atividade acontece de 20 a 22 de novembro, em Brasília. Inscrição até 20 de outubro
publicado: 13/10/2017 13h13 última modificação: 13/10/2017 13h13
Ilustração

Membros do MPU já podem se inscrever no curso presencial "Gestão de políticas públicas de trabalho decente baseadas em evidências e resultados: atuação do Ministério Público na Era Digital”, que acontece de 20 a 22 de novembro, em Brasília. Estão sendo oferecidas 19 vagas para o MPT, duas para o MPF, duas para o MPDFT e duas para o MPM.

Atividade busca atualizar os participantes sobre tendências globais na temática e apresentar a nova perspectiva sobre o processo de tomada de decisões no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sobretudo o Objetivo 8 (Trabalho Decente para todos). Durante o encontro serão estudados ainda casos do SMARTLAB de Trabalho Decente (MPT-OIT) e da Secretaria de Pesquisa e Análise de Informações do MPT (SPEA/MPT).

Os interessados devem se inscrever até às 12 horas do dia 20 de outubro pelo linkInscrição e Resultados”, disponível no endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

As aulas serão ministradas pelo procurador do Trabalho Luis Fabiano de Assis e pelo oficial da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Luis Fujiwara.

Com 16horas-aula, o treinamento vai abordar, dentre outros assuntos: aspectos da gestão transparente de políticas públicas, programas e projetos de promoção do trabalho decente; aspectos da pesquisa baseada em evidências e da gestão baseada em resultados; processo de tomada de decisões em matéria de políticas públicas de trabalho decente no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas; mecanismos de diagnóstico, planejamento, targeting, gestão, monitoramento e avaliação da promoção do trabalho decente; avaliação de indicadores de medição da eficiência de políticas públicas vigentes; teoria de câmbio; experiência do SMARTLAB de Trabalho Decente (MPT/OIT); bancos de dados de natureza pública relevantes para a promoção do trabalho decente; conceito dos Observatórios Digitais.; tendência global de promoção da abertura de dados, da  transparência e das chamadas políticas públicas guiadas por dados; novos horizontes para as cooperações do Ministério Público; e técnicas básicas de cruzamentos de dados e produção de informações.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) vai arcar com as despesas de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) para aqueles com lotação fora de Brasília. Para receber o certificado é preciso frequência mínima de 85%.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital.

Roteiro do curso