ESMPU automatiza envio de propostas de atividades acadêmicas

Interessados podem enviar suas sugestões, a qualquer tempo, por meio do formulário “Proposta de atividade acadêmica”
publicado: 29/03/2021 16h10 última modificação: 29/03/2021 16h10
Ilustração

A fim de facilitar o envio de sugestões de atividades acadêmicas, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) automatizou o processo e, a partir de agora, os interessados podem, a qualquer tempo, encaminhar suas propostas por meio do formulário “Proposta de atividade acadêmica”. Membro e servidor do MPU, além do público externo, podem sugerir a realização de atividades, dentro das modalidades previstas pela instituição.

Ao preencher o formulário, devem ser informados, entre outras coisas: dados do proponente, nome da atividade, tipo, modalidade, carga horária, objetivo geral, ementa e professores sugeridos. A proposta enviada será recepcionada pela Coordenadoria de Educação Continuada (COEDUC) para emissão de parecer pedagógico e, posteriormente, passará pelo seguinte rito de aprovação:

1. Se a proposta for de algum ramo do MPU (MPF, MPT, MPM e MPDFT), será submetida ao Coordenador de Ensino do respectivo ramo para análise da pertinência e da relevância do conteúdo proposto;
  2. Após o parecer do Coordenador de Ensino, a proposta será encaminhada à Secretaria de Conhecimento, Educação e Inovação (SECIN), para deliberação do secretário. As propostas de pessoas externas aos quadros do MPU seguirão diretamente para deliberação do secretário da SECIN.
  3. Validada pelo secretário da SECIN, a proposta será submetida ao Conselho Administrativo (CONAD) da ESMPU, para aprovação.
  4. Caso a proposta seja aprovada, o autor será informado por e-mail.

Para mais informações acesse a página “Como propor atividade acadêmica”, disponível no portal da ESMPU https://escola.mpu.mp.br/ (menu “Produção de Ensino") .

Tipos e modalidades Interessados podem encaminhar propostas de cursos de aperfeiçoamento, que têm como objetivo o desenvolvimento de competências técnicas e profissionais; seminários (ou outros tipos de atividades de extensão), que visam comunicar e debater temas de interesse geral; e eventos de lançamento de publicação, voltados a divulgar e apresentar obras.

As propostas podem contemplar, ainda, atividades presenciais ou a distância. Entretanto, em razão da pandemia de Covid-19, a ESMPU está realizando apenas atividades a distância (por videoconferência ou cursos assíncronos).

Programação 2021 – O Plano de Atividades (PA) da ESMPU, referente ao primeiro semestre de 2021, também já está disponível para consulta (clique aqui). Para este período, foram aprovadas atividades acadêmicas que, em razão da pandemia, acontecerão na modalidade a distância, nos seguintes formatos: curso de aperfeiçoamento assíncrono (aulas gravadas) e síncrono (aulas ao vivo); e seminário online (ao vivo e gravado).  As atividades foram propostas por membros e servidores do MPU, entre novembro e dezembro do ano passado.

Clique aqui e saiba mais.