Notícias

ESMPU convida sociedade civil para participar de consulta sobre planejamento estratégico

O questionário estará disponível até 3 de abril e as respostas irão subsidiar a definição dos objetivos e metas institucionais para os próximos cinco anos
publicado: 29/03/2019 18h44 última modificação: 29/03/2019 18h52

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) também quer ouvir a sociedade civil para saber como a instituição, por meio de suas atividades acadêmicas, pode contribuir com a interlocução entre esse público e o Ministério Púbico da União. Para isso, convida representantes de organizações não governamentais, universidades, escolas de governo e do sistema de justiça, agências internacionais, Sistema ONU, dentre outros, para participar de consulta pública para ajudar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024.  

Para participar do processo basta responder ao questionário, disponível até quarta-feira, 3 de abril.  As respostas serão analisadas em conjunto com outras já obtidas em outras fases e irão subsidiar a definição dos objetivos e metas institucionais.  

O PDI funciona como o planejamento estratégico para as instituições de ensino e vai orientar a tomada de decisões relacionadas à oferta acadêmica e à gestão administrativa.  O documento é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e um requisito para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. O planejamento atual é válido até o fim de 2019.   

Metodologia – O PDI 2020-2024 está sendo elaborado a partir de dois pilares: diálogo e ampla participação da comunidade acadêmica. Ele começou a ser desenhado em junho do ano passado em oficina com a participação dos conselheiros administrativos e dos coordenadores de ensino da ESMPU. Neste novo instrumento, a Escola pretende que suas metas e objetivos institucionais reflitam o papel do MPU na sociedade brasileira.  

Para isso, além da sociedade civil, membros e servidores do MPU também foram convidados a dar a sua contribuição por meio de questionário específico. Dessa forma, a ESMPU deseja que todos aqueles que dialogam com ela, seja direta ou indiretamente, ajudem a traçar os caminhos da instituição para o próximo quinquênio.  

A previsão é que o trabalho seja finalizado até maio deste ano, com a aprovação pelo Conselho Administrativo da Escola. Posteriormente, o documento será submetido ao MEC.  

Mais informações pela página do PDI 2020-2024  ou pelo e-mail pdiesmpu@escola.mpu.mp.br

Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: ascom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3313-5132 / 5126