ESMPU participa da 30ª Feira do Livro de Brasília

Mais de 500 exemplares de 20 títulos editados pela instituição serão distribuídos aos visitantes do evento, promovido até 20 de novembro. Escola dividirá estande com a “Turminha do MPF”, projeto do Ministério Público Federal direcionado a crianças e adolescentes.
publicado: 14/11/2011 09h38 última modificação: 31/03/2017 17h22

Em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) participa, até 20 de novembro, da 30ª Feira do Livro de Brasília. As duas instituições estarão juntas no evento para distribuir obras jurídicas e apresentar aos visitantes informações sobre as áreas de atuação do Ministério Público.

Quem comparecer ao estande poderá levar para casa exemplares de 20 títulos editados pela ESMPU. O material reúne artigos sobre o Ministério Público, novos pensamentos sobre conhecimentos jurídicos, além dos estudos sobre temas relacionados aos cursos de pós-graduação, às pesquisas e às atividades acadêmicas promovidos pela Escola.

O Ministério Público Federal será representado pelo projeto Turminha do MPF, que pretende levar ao público infanto-juvenil informações sobre a atuação institucional. No estande, serão distribuídos gibis, marcadores de livro, blocos de desenho e roteiros pedagógicos. Além disso, quem passar pelo local poderá assistir a vídeos dos personagens e ver de perto os bonecos mascotes do projeto.

O público também poderá retirar as cartilhas “Direitos do Cidadão” e “Lei Maria da Penha”, ambas da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), a cartilha “Diretrizes para uma Polícia Cidadã”, da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão, e o livro MP Brasil.

Esta será a segunda participação da ESMPU e do MPF em eventos desse tipo. Em setembro deste ano, as duas instituições dividiram estande na XV Bienal do Livro, promovida no Rio de Janeiro (RJ). Nos dez dias de exposição, a Escola distribuiu cerca de 650 obras ao público visitante. Já a Turminha do MPF levou muita diversão e informação às mais de 25 mil crianças que passaram pelo local, apresentando de forma criativa e acessível assuntos relacionados às áreas de atuação do Ministério Público Federal, como meio ambiente, eleições, acessibilidade e patrimônio público.

Oficinas
- Nos dias 16 e 17 de novembro, o MPF também realizará duas oficinas: uma dinâmica sobre consumo consciente, do Programa de Gestão Ambiental da PGR, e a contação da história “O homem que destruía a natureza”. São três sessões diárias de 50 minutos, às 14h, às 15h e às 16h. Serão disponibilizadas 50 vagas por oficina, e as inscrições serão feitas no local e no estande do MPF.

16/11 – quarta-feira
14h -14h50: dinâmica sobre consumo consciente
15h- 15h50: contação de história
16h-16h50: dinâmica sobre consumo consciente

17/11 – quinta-feira
14h -14h50: contação de história
15h- 15h50: contação de história
16h-16h50: dinâmica sobre consumo consciente

30ª Feira do Livro de Brasília – A Feira do Livro de Brasília é a segunda mais antiga do país e, neste ano, está em consonância com os quatro eixos estabelecidos pelo Plano Nacional do Livro e Leitura do Governo Brasileiro: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização da leitura; e desenvolvimento do mercado livreiro. A expectativa é que 200 mil pessoas participem dos 10 dias de evento. A 30ª Feira do Livro de Brasília acontece no Pavilhão de Exposições Expobrasília, no Parque da Cidade, sempre das 10h às 22h. Outras informações podem ser obtidas no endereço www.feiradolivrodebrasilia.com.br.

* Com informações da Secretaria de Comunicação da PGR.