ESMPU realiza 2ª consulta para validação das necessidades de treinamento do próximo ano

Questionário pode ser respondido até 20 de setembro. Respostas vão orientar na priorização e formatação das atividades acadêmicas para 2019
publicado: 17/09/2018 14h56 última modificação: 17/09/2018 15h20

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) convida membros/as e servidores/as do MPU para participar da segunda consulta pública de elaboração do Plano de Atividades 2019 (PA 2019). Desta vez, o público irá validar as necessidades de treinamento relacionadas à sua área de atuação, sob a perspectiva da importância e do nível de domínio, dentro de uma escala de 0 a 10. O questionário ficará disponível até 20 de setembro.

Clique no formulário do seu ramo MPF | MPT | MPDFT | MPM

Na primeira pesquisa, realizada no início de agosto, a Escola recebeu em torno de 1.200 necessidades de treinamento da área fim, que foram agrupadas em uma lista. Representantes das coordenações temáticas dos quatro ramos fizeram a organização e a sistematização das propostas, que agora serão validadas pelos membros/as e servidores/as.

As respostas vão orientar a priorização e formatação das atividades acadêmicas para o próximo ano. Elas permitirão uma clareza maior sobre os aspectos de conteúdo que devem ser abordados, quais pessoas precisam ser treinadas, em qual nível (básico, intermediário ou avançado), formato (curso, simpósio, oficina etc) e modalidade (presencial ou a distância).

Ao final da consulta, uma equipe técnica da ESMPU irá cruzar as informações vindas dos questionários e das coordenações das áreas temáticas dos ramos, que também realizaram, por meio de formulário específico, o processo de priorização das necessidades. A transformação dessas demandas de capacitação em atividades acadêmicas (cursos, oficinas, simpósio, seminário, etc) será realizada pela Câmara de Ensino (necessidades comuns aos quatro ramos) e pelas comissões técnicas de cada ramo (necessidades específicas).

Ressalta-se que, não necessariamente, uma demanda de treinamento corresponderá a uma atividade acadêmica. Por exemplo, aquelas afins poderão ser agrupadas em um único curso ou outra específica ser dividida em vários treinamentos.

As necessidades de treinamento da área meio serão trabalhadas e objeto de consulta pública no mês de outubro.

Plano de Atividades - O Plano de Atividades (PA) consiste no conjunto de ações de capacitação realizadas pela ESMPU durante o ano letivo. A elaboração do plano ocorre sempre no ano anterior ao da execução. Desta vez, a instituição alterou a metodologia de elaboração para tornar o processo mais democrático, participativo, plural e dinâmico.

De acordo com o diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto, essa participação é fundamental para que a instituição possa oferecer capacitações que efetivamente atendam às necessidades de treinamento do público de forma atrativa e com a otimização dos recursos orçamentários.

A previsão é que o Plano de Atividades 2019 seja publicado em 17 de outubro, após a aprovação pelo Conselho Administrativo (CONAD) da Escola.

Conheça o processo de elaboração do PA 2019.