Notícias

ESMPU recebe delegação alemã para discutir cooperação técnica

Reunião bilateral com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) aconteceu nesta terça-feira (11/6)
publicado: 11/06/2019 14h28 última modificação: 11/06/2019 14h31
Exibir carrossel de imagens O objetivo do encontro foi  discutir projetos institucionais que possam ser desenvolvidos com a colaboração da GIZ.

O objetivo do encontro foi discutir projetos institucionais que possam ser desenvolvidos com a colaboração da GIZ.

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), João Akira Omoto, recebeu, na manhã desta terça-feira (11/6), Heidi Feldt, Franziska Bertz e Friederike Brinkmeier, membros da delegação da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional. O objetivo do encontro foi apresentar a ESMPU para a comitiva e discutir projetos institucionais que possam ser desenvolvidos com a colaboração da GIZ. 

As técnicas e consultoras da agência alemã destacaram o interesse em conhecer a atuação e os projetos da Escola relacionados à tutela coletiva e aos direitos difusos, principalmente no marco da Agenda 2030, e às questões relacionadas a gênero. Também estiveram na pauta do encontro as capacitações que deverão ser oferecidas para integrantes do Ministério Público brasileiro sobre a Plataforma Digital de Territórios Tradicionais, projeto desenvolvido pela GIZ em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), com o Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e organizações representativas, e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Ao apresentar a atuação da ESMPU em ensino, pesquisa e extensão, João Akira ressaltou que está em curso uma mudança significativa no perfil da instituição. O diretor-geral explicou que nos próximos cinco anos, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024, a Escola deverá primar pela pesquisa e pela produção de conhecimento, além do aprimoramento técnico. Sobre as possibilidades de projetos que possam ser desenvolvidos em cooperação técnica com a GIZ, ele afirmou que há grande interesse da instituição na temática da sustentabilidade. 

Também participaram da reunião bilateral o procurador da República Wilson Rocha, a assessora-chefe de Relações Internacionais da Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria Geral da República, Pétalla Timo, a chefe de gabinete da ESMPU, Marisa Viegas, os secretários da ESMPU Volker Bohne, Nelson de Sousa, Ivan Guimarães e Moisés Jacobino, além da chefe da Assessoria Técnica da Secretaria de Planejamento e Projetos da ESMPU, Renata Souza Mendes.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300