Inscrições abertas para curso sobre desafios na cooperação internacional

Treinamento a distância é destinado a membros e servidores do MPF, além de juízes federais e estaduais e membros dos Ministérios Públicos do Mercosul
publicado: 15/03/2021 11h48 última modificação: 29/03/2021 16h30

Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Novos desafios na cooperação internacional”, que será realizado nos dias 7, 9, 14 e 16 de abril, das 14h às 17h, na modalidade a distância síncrona por meio de plataforma de videoconferência. Promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o treinamento é destinado a membros e servidores do MPF, juízes federais e estaduais, promotores de Justiça e promotores de países membros e associados do Mercosul, além de advogados. Inscreva-se.

As inscrições vão até as 12h de 31 de março. Terá preferência o candidato que atua em matéria relacionada ao treinamento. A atividade visa aperfeiçoar a capacitação de membros e servidores do MPF e parceiros nas matérias relacionadas à cooperação jurídica internacional, com especial ênfase nos aspectos controvertidos da obtenção de provas e evidências em outros países, e no tratamento dos novos desafios da cooperação internacional.

Sob orientação pedagógica da Secretaria de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal (MPF), o curso terá como docentes o secretário de Cooperação Internacional da PGR e subprocurador-geral da República Hindemburgo Chateubriand Pereira Diniz Filho; a secretária de Cooperação Internacional adjunta e procuradora Regional da República Anama Osório Silva e o secretário de Cooperação Internacional adjunto e procurador da República Marcelo Ribeiro de Oliveira. Na programação estão previstas, também, exposições dos procuradores regionais da República Denise Neves Abade e José Augusto Simões Vagos; o procurador da República Isac Barcelos Pereira de Souza; a advogada e professora Marta Saad; e o coordenador de Análise de Pedidos de Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Renato Osório Coimbra Júnior.

A atividade contará ainda com a participação da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Maria Thereza Rocha de Assis Moura; da diretora de Inteligência Financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ana Amélia Olczewski; do diretor-geral de Cooperação Regional e Internacional do Ministério Público Fiscal da Argentina, Diego Solerno; do fiscal e coordenador do Componente de Cooperação entre Sistemas de Justiça do Programa de Assistência contra o Crime Transnacional Organizado da União Europeia, Antônio Roma Valdés; e do fiscal e chefe da Direção de Assuntos Internacionais e Assistência Jurídica Externa do Paraguai, Manuel Nicolás Doldán Breuer.

Confira a programação completa em português e em espanhol.
Mais informações podem ser obtidas pelo edital, pelo projeto pedagógico ou pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento “Novos desafios na cooperação internacional”
Inscrição: até as 12h de 31 de março (inscreva-se)
Período de realização: 7, 9, 14 e 16 de abril, das 14h às 17h
Modalidade: EaD síncrona, por meio de plataforma de videoconferência