Lançado curso sobre direitos dos índios na modalidade “EaD interativo”

Atividade com inscrições abertas até 6 de junho destaca problemas práticos enfrentados pelo Ministério Público
publicado: 24/05/2018 14h14 última modificação: 24/05/2018 14h14
Ilustração

Estão abertas as inscrições do curso “O Ministério Público e os direitos dos índios”, desenvolvido na modalidade “EAD interativo”. O treinamento será de 23 de julho a 24 de agosto, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

O curso é dirigido a membros e servidores do MPF, MPT e MPDFT que atuem em matéria relacionada ao tema. O objetivo da atividade é produzir conhecimentos sobre os povos indígenas e suas culturas e sobre instrumentos jurídicos adequados à proteção de seus direitos e de suas terras. A atividade também vai destacar os problemas práticos enfrentados pelo Ministério Público Federal.

São ofertadas 46 vagas para membros do MPF (28 para membros e 18 para servidores), duas vagas para o MPDFT (uma para membro e uma para servidor) e duas vagas para o MPT (uma para membro e uma para servidor). As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 6 de junho pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 20 hora-aula, o conteúdo programático abordará os seguintes tópicos: direitos fundamentais no Estado Constitucional Democrático e sua conexão com os direitos dos índios; termos positivados no artigo 129, V, da CF (os papéis formal e material do MPF no exercício da função institucional de defesa dos direitos indígenas); direitos e interesses e populações indígenas; entre outros.

O participante da atividade deve ter disponibilidade mínima de cinco horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Receberão certificado aqueles que obtiverem frequência mínima de 85%.

"EAD interativo" – A estrutura do novo modelo de educação a distância da ESMPU é formada por videoaulas, textos complementares interativos, fóruns de discussão e blocos de questões. Cada curso é composto por quatro videoaulas: as três primeiras têm duração máxima de 15 minutos e a última, exibida ao final, e com duração máxima de 30 minutos, irá responder as principais dúvidas levantadas nos fóruns. Já os textos complementares interativos fornecem uma perspectiva prática do assunto, mostram o posicionamento do docente sobre o tema e incentivam a pesquisa, a leitura, a interpretação e a análise do aluno.

Para mais informações sobre o curso, acesse o edital.

Plano de aula