Lançado edital para curso presencial sobre técnicas de investigação criminal e perícias

Colaboração premiada e interlocução com a Polícia Federal estão entre os tópicos a serem abordados no curso, que está com inscrições abertas até 24 de setembro
publicado: 12/09/2018 17h52 última modificação: 13/09/2018 14h02
Ilustração

Estão abertas as inscrições do curso presencial “Técnicas de investigação criminal e perícias”. Promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a atividade será realizada de 20 a 22 de novembro, em Brasília. O curso é dirigido aos membros do MPF, MPM e MPDFT que atuem, preferencialmente, na área penal e na área de tutela do patrimônio público (improbidade administrativa) e que não tenham realizado o curso anteriormente na Escola.

O objetivo do treinamento é construir mecanismos de atuação para a produção e obtenção de elementos de convicção de interesse para investigações criminais e para a condução eficiente de inquéritos policiais e procedimentos investigatórios criminais, sobretudo em crimes graves e de maior complexidade.

Estão abertas 25 vagas, sendo 21 o MPF, duas para o MPDFT e duas para o MPM. Os candidatos podem se inscrever até às 12h do dia 24 de setembro, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção é por sorteio eletrônico e não é permitida a participação de membros que estejam em período de férias ou de licença.

Com 16 horas de carga horária, o conteúdo programático do curso traz os seguintes assuntos: Colaboração Premiada (conceitos, estratégias e procedimentos); perícias da Polícia Federal e interlocução com o Ministério Público Federal; instrumentos da ASSPA/SPEA úteis à investigação criminal.

O curso tem como capacitadores os assessores de investigações especiais do MPF Fausto Arantes Porto e Gilberto Gimarães Mendes Júnior; o perito da polícia federal Rafael Sousa Lima; o procurador regional da República Ronaldo Pinheiro de Queiroz e o coordenador do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri Federal da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Vladimir Barros Aras.

A ESMPU arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas somente para os participantes lotados fora de Brasília. Para receber o certificado, o participante deve ter frequência mínima de 85% nas atividades.

Acesse o edital para mais informações sobre a atividade.

Roteiro do curso