Prorrogadas inscrições e data de prova do 6º Processo Seletivo de Estagiários da ESMPU

Candidatos podem se inscrever até 30 de setembro; provas serão aplicadas em 8 de outubro
publicado: 21/09/2017 17h11 última modificação: 21/09/2017 17h21

Estudantes de nível superior interessados em participar do 6º Processo Seletivo de Estagiários da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) têm nova chance de se inscrever na seleção. O prazo das inscrições foi prorrogado até às 23h59 do dia 30 de setembro. A data das provas também foi alterada para 8 de outubro.

A seleção destina-se à formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior em sete áreas: Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social / Jornalismo, Comunicação Social / Publicidade e Propaganda, Letras (Português), Pedagogia e Tecnologia da Informação. Confira a página 6º Processo Seletivo de Estagiários.

Os aprovados cumprirão jornada semanal de 20 horas, receberão bolsa-estágio no valor de R$ 850 e auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado. Também ficam asseguradas aos estagiários a concessão de seguro contra acidentes pessoais e a obtenção de termo de realização de estágio.

Para participar, o estudante deve estar matriculado em uma das instituições de ensino conveniadas com a ESMPU (conforme Anexo II do edital) e ter cursado pelo menos 40% do curso superior no período da contratação. É vedada participação daqueles no último semestre de faculdade.

Novo prazo de inscrições

Os interessados deverão realizar pré-inscrição por meio da Ficha de Inscrição para Estágio, disponibilizada no site da ESMPU https://escola.mpu.mp.br/, até 30 de setembro, às 23h59.

Após essa etapa, é preciso que o candidato faça a confirmação de sua inscrição. Para isso, basta enviar para o e-mail inscricaoestagio2017@escola.mpu.mp.br a cópia digital dos seguintes documentos: documento de identidade e CPF; declaração de matrícula atualizada informando que o aluno está regularmente matriculado; histórico escolar detalhado e atualizado constando o total da carga horária/créditos exigidos para conclusão do curso e o total da carga horária/créditos cursados, bem como o percentual da carga horária concluída, até o momento da confirmação da inscrição; laudo médico para o candidato que se declarar portador de deficiência; declaração específica de opção pela participação na seleção pelo Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais; instrumento de mandato, no caso de inscrição realizada por procurador.

Os candidatos receberão a confirmação da inscrição por meio de resposta ao e-mail enviado com a documentação. Os e-mails de confirmação serão respondidos posteriormente , com o cartão de inscrição do candidato.

Provas

Está prevista aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e de prova discursiva, de caráter classificatório. As provas serão aplicadas às 9h do dia 8 de outubro, com duração de três horas, na sede da ESMPU (SGAS 604, lote 23, L2 Sul). Os portões serão abertos às 8h e fechados às 9h.

A prova objetiva contará com 20 questões de múltipla escolha, sendo dez de conhecimentos básicos e dez de conhecimentos específicos de cada área. Já a discursiva consistirá na elaboração de um texto dissertativo sobre tema da atualidade.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Todas as informações relativas à seleção estão disponíveis no edital.

Edital de prorrogação

Edital de abertura do 6º Processo Seletivo de Estagiários