Notícias

Prorrogadas inscrições para curso sobre acessibilidade como direito e instrumento de cidadania

Devido a manutenção na página da ESMPU que afetou o sistema de inscrições nesse fim de semana, período de inscrição foi estendido até 8 de agosto
publicado: 06/08/2018 16h29 última modificação: 06/08/2018 16h29
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) prorrogou as inscrições para o curso a distância “A acessibilidade como direito e instrumento de cidadania para pessoas com deficiência” até 8 de agosto, às 12h. A extensão do prazo deve-se à manutenção de sistemas da ESMPU que afetou as inscrições durante o fim de semana.

Os interessados podem se inscrever pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço http://escola.mpu.mp.br. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. Estão sendo oferecidas 66 vagas para o MPF, 19 para o MPT, 12 para o MPDFT e 3 para o MPM. A seleção será por sorteio eletrônico.

Voltado para servidores do MPU atuantes na área, o treinamento acontece de 3 de abril a 16 de outubro, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola. O curso vai apresentar os direitos das pessoas com deficiência e, em especial, os elementos de acessibilidade que permitem a garantia de exercício de outros direitos.

Com 60 horas-aula, o conteúdo do treinamento vai abordar: constituição e acessibilidade; convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; conceito de acessibilidade, de adaptação razoável, barreiras, conceito de pessoa com deficiência, desenho universal, acessibilidade e atendimento prioritário;  acessibilidade da pessoa com deficiência ao concurso público e ao trabalho; Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Acessibilidade; acessibilidade ao meio físico; declaração de cumprimento das regras de acessibilidade pelo profissional; licenciamento para construção ou reforma, habite-se, alvará de funcionamento ou licença de operação; e acessibilidade na prática.

Para participar é preciso disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Aqueles que obtiverem frequência mínima de 85% receberão certificado.

Acesse outras informações sobre o curso pelo edital.

Edital   
Plano de aula

Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: ascom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3313-5132 / 5126