Notícias

Proteção à mulher em situação de violência doméstica é tema de curso na modalidade “EaD interativo”

Atividade é voltada para membros e servidores do MPU que atuem em matéria relacionada ao tema. Inscrição vai até 11 de julho
publicado: 20/06/2018 14h04 última modificação: 25/06/2018 14h36
Ilustração

Ilustração

Membros e servidores do MPU já podem se inscrever no curso “A atuação do Ministério Público na proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar” da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A atividade é oferecida na modalidade “EAD interativo” e será realizada de 22 de agosto a 26 de setembro, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola.

O curso tem carga de 20 horas-aula e proporcionará o aprofundamento em conhecimentos relacionados às relações de gênero e à atuação do Ministério Público em relação às políticas públicas de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher. O treinamento aborda os seguintes tópicos: relações de gênero; ciclo da violência doméstica; fatores de risco; interseccionalidades das vulnerabilidades; função do Ministério Público na fiscalização dos direitos fundamentais sociais; tratados internacionais sobre dever de proteção às mulheres;  prevenção da VDFCM (primária, secundária, terciária); articulação do trabalho em rede (conceito de rede); função dos diversos integrantes da rede: educação, saúde, assistência social, trabalho, previdência, segurança pública; Proteção à mulher em situação de VDFCM nas relações de trabalho; diálogo do Ministério Público com a sociedade civil; natureza jurídica e requisitos decisórios da MPU; setores de apoio psicossocial dentro do Ministério Público; intervenções psicossociais com mulheres; intervenções psicossociais com os agressores; estratégias de monitoramento da MPU; prisão preventiva em caso de descumprimento, entre outros.

São oferecidas 42 vagas para o MPDFT (26 para membros e 16 para servidores), quatro para o MPF (duas para membros e duas para servidores), duas vagas para o MPT (uma para membro e uma para servidor) e duas vagas para o MPM (uma para membro e uma para servidor).

As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 11 de julho pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço http://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico e não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O participante deve ter disponibilidade mínima de cinco horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Receberão certificado aqueles que obtiverem frequência mínima de 85%.

"EAD interativo" – A estrutura do novo modelo de educação a distância da ESMPU é formada por videoaulas, textos complementares interativos, fóruns de discussão e blocos de questões. Cada curso é composto por quatro videoaulas: as três primeiras têm duração máxima de 15 minutos e a última, exibida ao final, e com duração máxima de 30 minutos, irá responder as principais dúvidas levantadas nos fóruns. Já os textos complementares interativos fornecem uma perspectiva prática do assunto, mostram o posicionamento do docente sobre o tema e incentivam a pesquisa, a leitura, a interpretação e a análise do aluno.

Outras informações estão disponíveis pelo edital.

Edital      
Plano de aula

Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: ascom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3313-5132 / 5126