Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para oficina de projetos de intervenção para inovação

Curso integra terceira fase do programa, que incluiu formação básica, rotas temáticas e projetos de intervenção
publicado: 18/10/2021 18h10 última modificação: 18/10/2021 18h10
Ilustração

O programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, do InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), chega à terceira fase com a oferta do curso de aperfeiçoamento “Oficina para criação de projetos de intervenção para inovação”. Serão 40 horas de treinamento por meio da metodologia learn by doing (aprender fazendo) divididas em duas partes: capacitação síncrona e mentoria. As inscrições vão até as 12h de 27 de outubro. Inscreva-se.

Podem participar do curso membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do Conselho Nacional do MP (CNMP). A atividade será na modalidade a distância híbrida, com aulas síncronas e assíncronas. Por plataforma de videoconferência, os encontros síncronos estão marcados para os dias 4, 5, 16 e 18 de novembro, das 14h às 18h. Haverá mais três encontros síncronos até fevereiro de 2022, em horário a ser combinado com cada time. No total, o participante terá 18 horas-aulas de atividades assíncronas.

O objetivo da oficina é capacitar o participante para desenvolver competências para a inovação baseadas na proposta da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como iteração, alfabetização em dados, foco no usuário, curiosidade, storytelling e insurgência. Também serão colocadas em prática, por meio de blueprint de implementação de projetos, propostas de inovação escolhidas pelas equipes formadas durante o treinamento.

Diferente da capacitação tradicional, a oficina visa identificar novas necessidades e potenciais soluções para desafios de inovação enfrentados pelo Ministério Público, por meio da aplicação de metodologias voltadas para delimitação e recorte de problemas. Os capacitadores da atividade são os fundadores da WeGov, André Tamura e Gabriela Tamura, e o professor e facilitador da WeGov Victor Burigo. O orientador pedagógico é o assessor-chefe de Desenvolvimento Institucional da ESMPU, Daniel Figueiredo Trindade.

Os candidatos inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Para participar é preciso ter disponibilidade nos dias e horários da atividade, acesso a computador e a internet banda larga e conhecimentos básicos de internet.

Rotas de Aprendizagem em Inovação – O programa Rotas de Aprendizagem em Inovação consiste em um conjunto de atividades voltadas para a inovação, pautadas no aperfeiçoamento de forma modular, autônoma, individualizada e orientada às necessidades organizacionais. A capacitação foi dividida em três fases: formação básica, chamada de Bases para Inovação; rotas temáticas, voltadas para as áreas finalísticas, de tecnologia, de gestão e de educação; e produção de projetos de intervenção, dedicados à prototipação e à experimentação, com vistas à aplicação prática dos conteúdos aprendidos e, também, à incubação.

Mais informações podem ser obtidas por meio do edital, do projeto pedagógico ou do e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento “Oficina para criação de projetos de intervenção para inovação”
Inscrição: até as 12h de 27 de outubro (inscreva-se)
Período de realização: novembro de 2021 a fevereiro de 2022
Modalidade: EaD híbrida