Notícias

Treinamento em Roma vai abordar trabalho na era global

Atividade, voltada para membros do MPT, será realizada pela International Experience em parceria com a Università degli Studi di Roma Tor Vergata
publicado: 13/09/2018 13h53 última modificação: 13/09/2018 13h54

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso “O trabalho na era global: dumping social, previdência e direitos humanos”, na modalidade presencial com visitas institucionais. A atividade, voltada para membros do MPT, será realizada pela International Experience em parceria com a Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

O treinamento acontece de 20 a 30 de maio de 2019, em Roma (Itália). Estão sendo oferecidas 22 vagas e a seleção será por sorteio eletrônico. Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 24 de setembro, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  http://escola.mpu.mp.br.

Com 60 horas entre aulas presenciais e visitas institucionais, o conteúdo da atividade vai abordar: direitos humanos na era global; dumping social; previdência social na Itália; direitos humanos e o papel das cortes internacionais; trabalho escravo; antropologia do direito em uma visão comparada; direito internacional do trabalho e sua recepção nas ordens jurídicas comunitárias e nacionais; direito internacional e efetividade dos direitos humanos no mundo do trabalho; direitos sociais no espaço europeu; direito à saúde e segurança no trabalho: novos conceitos e novas perspectivas de tutela; e acesso à ordem jurídica justa e a garantia dos direitos fundamentais.

O curso será ministrado em português, com algumas aulas em língua italiana. Durante as aulas ministradas em italiano haverá tradução consecutiva (não simultânea) para o português.

O certificado será emitido pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

Custo - O valor do curso é de 2.650 euros, quarto individual; 2.500 euros, quarto duplo, por participante; e 3.800 euros, quarto casal/duplo (1 participante e 1 acompanhante). O pagamento será dividido em duas parcelas: a primeira de 1.000 euros até o dia 10 de novembro de 2018 e o valor residual até o dia 10 de março de 2019.

Estão incluídos no pacote: doze pernoites; café da manhã e coffee-break durante as aulas; jantar de final do curso e jantar de abertura; curso de direito de 60 horas; cerimônia de encerramento com a entrega dos certificados por parte de autoridade acadêmica; visitas institucionais (Corte Europeia de Justiça, Conselho Europeu, Corte Europeia de Direitos Humanos); transfer diário; tradução consecutiva (não simultânea); transfer aeroporto-hotel-aeroporto em Estrasburgo; transfer para Luxemburgo/Estrasburgo, ida e volta; voo de ida e volta Roma-Estrasburgo (ou aeroporto mais conveniente) 26-29 de maio de 2019.

Os voos internacionais Brasil-Itália-Brasil não estão incluídos no valor do curso e devem ser adquiridos pelos próprios alunos.

A ESMPU não arcará com pagamento das despesas do curso. O participante arcará com os valores citados neste edital, além de outras despesas decorrentes de sua participação como passagens aéreas, alimentação e traslado.


Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital.

Edital   

Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: ascom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3313-5132 / 5126