• acesso-rapido-portal-do-discente.png
  • acesso-rapido-portal-do-docente.png
  • acesso-rapido-educacao-a-distancia.png
  • Inscrição e Resultados
  • acesso-rapido-certificados.png
  • acesso-rapido-biblioteca.png

Atividades Acadêmicas

A ESMPU, Escola de Governo reconhecida pelo Ministério da Educação, oferece atividades acadêmicas direcionadas ao desenvolvimento de competências profissionais para membros e servidores do MPU. Conheça:

Cursos de Aperfeiçoamento Presencial - com duração de 16 horas-aula, os treinamentos propiciam a interação, o diálogo e a troca entre discente e docente, favorecendo a aprendizagem.

Cursos de Aperfeiçoamento a Distância - com duração de 60 horas-aulas, as turmas são mediadas por um docente, que têm acesso a conteúdos elaborados por especialistas sobre aspectos teóricos, legais e práticos da atuação no MPU.

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu - com duração mínima de 360 horas-aula (e elaboração de TCC), os cursos abordam diferentes aspectos de uma determinada área de conhecimento, aliando teoria e prática. O corpo docente é composto por mestres e doutores com reconhecido saber e experiência na área de conhecimento.

Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu – cursos de Mestrado e Doutorado com viés profissionalizante. Atualmente oferecido em parceria com Universidades nacionais e internacionais com ótimos conceitos junto à CAPES.

Atividades de extensão -  destinadas a discutir com públicos internos e externos ao MPU assuntos socialmente pertinentes à atuação e cotidiano do MPU.



Opções de cursos

Abertos - disponíveis a qualquer membro ou servidor do MPU que atenda aos requisitos do edital. As vagas são normalmente sorteadas entre os inscritos.

In company - cursos customizados a um determinado público-alvo, atendendo demandas de capacitação específicas. As vagas são geralmente preenchidas por indicação.

Pesquisa Científica

Periodicamente, a ESMPU abre seleção de projetos de pesquisa científica aplicada, para a qual membros e servidores dos quatro ramos do MPU podem submeter propostas. Os projetos de pesquisa devem tratar de temas de relevante interesse do MPU visando ao aperfeiçoamento e à inovação das ações finalísticas da instituição.

As propostas recebidas são analisadas pela CDC quanto à relevância institucional, acadêmica e social do projeto, e as selecionadas são encaminhadas ao Conselho Administrativo da ESMPU, para aprovação.