Como propor atividade acadêmica

publicado 18/03/2021 17h31, última modificação 26/03/2021 19h40

Anualmente ou semestralmente, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realiza o planejamento de atividades acadêmicas para um determinado período letivo. Para isso, a ESMPU recebe propostas de atividades acadêmicas de interessados, que podem ser enviadas a qualquer tempo por meio do formulário “Proposta de atividade acadêmica”. 

A Coordenadoria de Educação Continuada (COEDUC) recebe automaticamente o formulário enviado pelo proponente da atividade e emite um parecer pedagógico sobre a proposta. Além da análise pela área técnica, as propostas passam pelo seguinte rito de aprovação: 

  1. Se a proposta for de algum ramo do MPU, é submetida ao Coordenador de Ensino do respectivo ramo para análise da pertinência e da relevância do conteúdo proposto;
  2. Após o parecer do Coordenador de Ensino, a proposta é encaminhada à Secretaria de Conhecimento, Educação e Inovação (SECIN), para deliberação do secretário. As propostas de pessoas externas aos quadros do MPU seguem diretamente para deliberação do secretário da SECIN.
  3. Validada pelo secretário da SECIN, a proposta é submetida ao Conselho Administrativo da ESMPU, para aprovação.  


Interessados podem encaminhar propostas de cursos de aperfeiçoamento, que têm como objetivo o desenvolvimento de competências técnicas e profissionais; seminários (ou outros tipos de atividades de extensão), que visam comunicar e debater temas de interesse geral; e eventos de lançamento de publicação, voltados a divulgar e apresentar obras. 

As propostas podem contemplar, ainda, atividades a serem realizadas presencialmente ou a distância. Entretanto, em razão da pandemia de Covid-19, a ESMPU está realizando apenas atividades a distância (por videoconferência ou cursos assíncronos via Moodle). 

Caso a proposta seja aprovada, o proponente será informado por e-mail.  

Para acessar as atividades aprovadas para o atual período letivo, acesse o link Programação 2021

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail coeduc@escola.mpu.mp.br ou pelo telefone (61) 3553-5363.