• Enviar Projeto
  • Boletim Científico
  • E-Books
  • Série Pós-Graduação
  • Série Capacitar
  • acesso-rapido-manuais-de-atuação.png

Publicações

A busca pelo conhecimento científico tem-se revelado prática constante nas instituições públicas com o propósito de agregar criticidade, rigor, criatividade, coerência e sistematização nas suas ações cotidianas. O Ministério Público, consciente de sua importância na sociedade como um todo, incentiva a reflexão, o pensamento crítico e a produção de conhecimento de seus pares, promovendo, assim, uma instituição mais forte e sabedora do fazer.

A Escola Superior do Ministério Público da União é instituição responsável por promover academicamente a produção de conhecimento científico de membros e servidores, visando à superação do senso comum e fomentando pensamentos de vanguarda, o que contribui sobremaneira para um exercício mais efetivo do direito e da justiça no País. Outrossim, todo o conhecimento produzido por membros e servidores do Ministério Público da União é apresentado pela ESMPU em forma de publicação, veículo de grande importância nas searas técnicas e acadêmicas.

O livro, é, pois, instrumento de inegável relevância na divulgação e no compartilhamento do saber produzido no Ministério Público da União.

Como publicar

A publicação de obras é atividade permanente da Escola Superior do Ministério Público da União. A cada nova edição do Boletim Científico, a ESMPU lança editais com regras para o envio de artigos. Para as demais obras, os projetos de publicação podem ser enviados a qualquer tempo, por meio de formulário do Sistema Forma.

Boletim Científico

Lançada em outubro de 2001, a publicação tem periodicidade semestral e reúne artigos produzidos por membros e servidores do Ministério Público da União, representantes do Poder Judiciário, professores de universidades brasileiras e estrangeiras, além de outros colaboradores.