Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do MP

publicado 29/07/2021 17h10, última modificação 30/08/2021 21h24

Trata-se do resultado da pesquisa inédita, exploratória, baseada na Teoria da Mudança, que vai subsidiar as ações do Laboratório, bem como a construção de uma agenda comum sobre a temática para o Ministério Público.

A pesquisa investigou quem são e onde estão os atores e os patrocinadores das iniciativas relacionadas à inovação na instituição e quais são os principais incentivos e entraves sobre esse tema no âmbito do MP. Além de mapear o ecossistema de inovação no MP, sistematizar e consolidar as informações e o conhecimento sobre o tema, foi possível obter insights capazes de gerar propostas e estratégias de fomento e gerar evidências que norteiem iniciativas e projetos para o MP. 

Foram pesquisados 15 tópicos como intervenções, fatores transversais, barreiras, incentivos e riscos à inovação; definição do termo, cultura institucional, sustentabilidade de mudanças institucionais, transformação digital e transparência. 

Nas oficinas realizadas, foi gerada uma lista de 113 potenciais atores desse ecossistema, e selecionados 16, para entrevistas semiestruturadas e em profundidade, escolhidos por serem especialistas e relevantes para a inovação no setor público, com ampla participação de todos os Ramos do MPU.

Foi realizado também o mapeamento de mecanismos, segundo metodologia ensinada na Blavatnik School of Government (Oxford University) e identificadas sete possíveis intervenções para promover a inovação no MP, das quais cinco foram detalhadas.

Conteúdos associados:

1. Relatório resumido do 1º Diagnóstico de Ecossistema de Inovação do Ministério Público, elaborado pelo Instituto Veredas.

2. Podcast sobre o 1° Diagnóstico de Ecossistema de Inovação do Ministério Público, o episódio #006 do Rotas&Futuros.

3. Apresentação do  Diagnóstico de Ecossistema de Inovação do Ministério Público.

4. Mapa Georreferenciado do Ecossistema de Inovação do MP