Perguntas Frequentes

publicado 23/11/2020 16h40, última modificação 09/03/2021 19h11

Presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h45*. Já os serviços online, como biblioteca digital, geração automatizada de referências bibliográficas e de fichas catalográficas, estão acessíveis a qualquer horário e dia da semana. 

spot_Prancheta 1.png*Em razão da pandemia do novo coronavírus, o ambiente de estudo encontra-se fechado. Estão em funcionamento apenas os serviços de levantamento bibliográfico, empréstimo de obras com reserva antecipada e devolução de exemplares com agendamento prévio. As solicitações devem ocorrer por e-mail ou pela área “Fale Conosco”.

A Biblioteca é aberta ao público em geral. Entretanto, alguns serviços são restritos a docentes, discentes, membros e servidores do Ministério Público da União, tais como empréstimo domiciliar de obras, biblioteca digital, pesquisa bibliográfica e reserva de salas para estudo em grupo/reunião.

A Biblioteca conta com três computadores desktop e quatro notebooks com acesso à internet. Um dos computadores é acessível a usuários portadores de deficiência visual, contendo leitor de tela e teclado adaptado. A senha para acesso ao wi-fi é individual e deve ser retirada no balcão de atendimento.

Objetos pessoais devem ser armazenados nos guarda-volumes localizados na entrada da Biblioteca.

Não é permitido o consumo de alimentos e de bebidas, exceto água, a fim de evitar o acúmulo de resíduos que possam atrair insetos e microrganismos nocivo às obras.

No andar térreo, próximo à Biblioteca, há banheiros feminino, masculino e para pessoas com necessidades especiais. A lanchonete da ESMPU está em processo de licitação.

A consulta ao catálogo da Biblioteca se dá pelo Sistema Pergamum e pode ser feita por docentes, discentes, membros e servidores da ESMPU. Clique aqui para acessar. Na pesquisa padrão, pode-se pesquisar pelo título da obra, autor, assunto, livre entre outros campos. Em “Unidade de Informação”, selecione “PGR – Coordenadoria de Biblioteca e Pesquisa” e, em seguida, escolha a opção “ESMPU”. A busca pode ser refinada por tipo de obra, data de publicação, autor e assunto.

A solicitação de aquisição de novas obras pode ser feita por docentes, discentes, membros ou servidores da ESMPU. Na aba “Serviços - Sugestão de Aquisição”, preencha o formulário com a sua sugestão.

A solicitação de empréstimo domiciliar pode ser feita presencialmente no balcão de atendimento da Biblioteca*. Já as pesquisas bibliográficas podem ser feitas tanto presencialmente quanto virtualmente na área "Solicitação de Pesquisa Bibliográfica". Ressalta-se, no entanto, que estes serviços estão disponíveis apenas para a comunidade acadêmica e para membros e servidores do Ministério Público da União.

spot_Prancheta 1.png*Em razão da pandemia do novo coronavírus, o ambiente de estudo encontra-se fechado. Estão em funcionamento apenas os serviços de levantamento bibliográfico, empréstimo de obras com reserva antecipada e devolução de exemplares com agendamento prévio. As solicitações devem ocorrer por e-mail ou pela área “Fale Conosco”.

Preencha o formulário na área "Fale com o Bibliotecário", informando seu nome completo e matrícula. No e-mail de cadastro, será enviada uma senha provisória que deve ser alterada no primeiro acesso, na área “Meu Pergamum”, utilizando a opção “Alteração de senha”.

Realize a autenticação no Meu Pergamum. Se a obra não estiver em atraso, clique na opção “Renovar”, ao lado direito da página. Se a obra já estiver em atraso, entre em contato com a Biblioteca. É importante ressaltar que a renovação não será possível caso a obra já tenha sido reservada por outro usuário.

Entre em contato com a Biblioteca na área “Fale com o Bibliotecário". Após a verificação do cadastro no sistema Pergamum, será emitida segunda via do comprovante e enviada para o e-mail cadastrado. Também é possível que o usuário verifique o status de seus empréstimos/devoluções na Biblioteca acessando a área “Meu Pergamum.

Não. Apenas obras que se encontram emprestadas podem ser reservadas. O procedimento de reserva de volumes somente é admitido no sistema Pergamum quando um usuário precisar de determinada obra que já  tenha sido emprestada. Nessa hipótese, assim que devolvida pelo usuário anterior, a obra será retida para atender ao novo usuário que solicitou a reserva. O sistema emitirá automaticamente um e-mail informando a disponibilidade da obra requerida. 

É possível, contudo, solicitar aos bibliotecários da ESMPU que separem determinada obra disponível na Biblioteca. Para isso, deve-se entrar em contato por meio do telefone (61) 3553-5410 e realizar a solicitação. Ela ficará disponível para retirada por até 48 (quarenta e oito) horas.

Para os usuários que estão em Brasília, a devolução deve ser feita diretamente no balcão da Biblioteca*. Usuários que estejam em outros Estados poderão enviar a(s) obra(s) pelos Correios ou solicitar o envio para a unidade do MPU no Estado e informar os dados de envio para o e-mail biblioteca@escola.mpu.mp.br.

spot_Prancheta 1.png*Em razão da pandemia do novo coronavírus, o ambiente de estudo encontra-se fechado. Estão em funcionamento apenas os serviços de levantamento bibliográfico, empréstimo de obras com reserva antecipada e devolução de exemplares com agendamento prévio. As solicitações devem ocorrer por e-mail ou pela área “Fale Conosco”.

Apenas discentes e docentes, membros e servidores da ESMPU podem ter acesso aos livros eletrônicos. Para acessá-los, clique na área “Base de Dados”, localizada no menu esquerdo. Após realizar o login, que verificará seu vínculo funcional ou educacional com a ESMPU, escolha a plataforma em que deseja efetuar sua pesquisa.

Em caso de dificuldade, solicite ajuda na área "Fale com o Bibliotecário".

As publicações editadas pela ESMPU podem ser acessadas no site da ESMPU, no menu "Publicações". Já os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) estão disponibilizados por meio da plataforma OwnCloud na área "Acervo", em "Trabalhos de Conclusão de Curso".

Todas as obras da ESMPU encontram-se disponíveis em versão digital no menu “Publicações” no site da instituição. Entretanto, a ESMPU conta com alguns títulos em versão impressa. Se desejar obter exemplares impressos, envie e-mail para divep@escola.mpu.mp.br, informando seu nome completo, telefone, endereço e o título da obra.

Sim. Entretanto as obras doadas são avaliadas quanto à pertinência do conteúdo e à integridade física. Caso deseje doar alguma obra, informe pelo formulário localizado na área "Fale com o Bibliotecário”. Após análise técnica das obras, caso a Biblioteca decida pela incorporação ao acervo, o doador deverá assinar o Termo de Doação.

Os usuários cadastrados no sistema Pergamum podem solicitar cópias de artigos ou partes de livros, desde que estejam de acordo com a Lei 9.610/98: “reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro”.