Dicas para tempos de isolamento

publicado 20/03/2020 12h51, última modificação 09/07/2020 12h05

cabeçalho_página_E-mail_marketing_cópia_3.png

Em razão das medidas protetivas adotadas contra a Covid-19, escolas, museus, bibliotecas e espaços culturais estão temporariamente fechados. A orientação é evitar aglomerações.

Neste período de recomendado isolamento físico para conter o avanço da pandemia, a ESMPU selecionou algumas sugestões de acervos online de instituições de ensino, bibliotecas públicas, streamings de TV, podcasts, catálogo de editoras, além de guias com visitas virtuais a museus e galerias ao redor do mundo. O objetivo é fomentar o conhecimento e disseminar cultura e entretenimento gratuito. Confira!

E se tiver mais dicas de boas práticas acadêmicas, culturais ou de entretenimento disponíveis online e de forma gratuita, compartilhe conosco. Clique para acessar formulário de sugestão

EDUCAÇÃO

Enap
O portal da Escola Virtual de Governo (EV.G) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) conta com dezenas de cursos autoinstrucionais na modalidade de educação a distância (EaD).

Harvard
A instituição oferta 100 cursos gratuitos, divididos em 14 áreas: artes e design, negócios e gestão, ciência da computação, governo, leis e política, dentre outros. Para se inscrever, é necessário apenas fazer o cadastro e escolher uma das opções. 

FGV
A Fundação Getúlio Vargas liberou 55 cursos gratuitos em sua plataforma de ensino online. Confira a relação completa.

Veduca
A plataforma de educação disponibilizou os cursos de gestão do tempo e comunicação de graça. Inscreva-se no site

Udemy 
A empresa disponibilizou 40 cursos gratuitos da área de programação e tecnologia. 

SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial disponibilizou 12 cursos online gratuitos e com certificado, nas áreas de tecnologia da informação, finanças, empreendedorismo, dentre outros. Saiba mais

Central Class
O site apresenta a relação de 600 cursos online gratuitos, ofertados por mais de 100 universidades. 

BIBLIOTECAS E EDITORAS

Universidad Complutense de Madrid
A Biblioteca da Universidad Complutense de Madrid disponibiliza online um acervo com mais de 130 mil títulos gratuitos. Na busca, é possível pesquisar os livros por autor, assunto, título ou frases exatas em seções como arte e arquitetura; ciências econômicas; literatura; filosofia, entre outras.

Biblioteca Mundial Digital
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou a Biblioteca Digital Mundial (WDL, em sua sigla em inglês). O acervo digital reúne diários, filmes, imagens, fotografias, jornais, livros e registros fonográficos de diversos períodos da história e partes do mundo.

Anagrama
O editorial espanhol indica as principais lojas de e-books e plataformas digitais onde os usuários podem baixar gratuitamente títulos de seu catálogo.

Qeja Ediciones
A editora argentina lançou a campanha “Emergência literal” e disponibilizou um drive com mais de 15 títulos para download gratuito.

BASES DE DADOS

JSTOR

Base de artigos, resenhas e livros com texto completo com enfoque nas áreas de economia, história, ciências políticas, sociologia, ecologia, matemática e estatística. Esta base de dados está concedendo acesso remoto temporário, a mais de 6.000 artigos sobre COVID-19 e diversas outras fontes de informação.

ProQuest
A ProQuest fornece os mais variados tipos de conteúdo das mais diversas áreas: Direito, Economia, Ciências Sociais, Administração, Ciência da Informação e outros. A base de dados está concedendo acesso remoto, em caráter temporário, a estudos acadêmicos completos sobre a Covid-19.

MUSEUS E GALERIAS

Pinacoteca de Brera
Localizado em Milão, na Itália, o espaço convoca o público para continuar acompanhando seu acervo virtualmente.

Galeria Nacional de Arte
Tradicional espaço em Washington, nos EUA, a galeria conta com um tour virtual em vídeo com as exposições atuais.

Galeria Uffizi
Importante espaço de arte em Florença, na Itália, a galeria conta com dicas de seus curadores para visitação virtual de parte de suas coleções.

Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)
O museu conta com um acervo virtual que traz, entre outros conteúdos, coleções de fotografia, áudio e som.

Museu Casa de Portinari
O espaço apresenta um tour virtual em 360º, com acesso aos trabalhos em pintura manual e uma coleção de desenhos, objetos de uso pessoal do pintor, mobiliário e utensílios domésticos.

PODCASTS E STREAMINGS

Salvo Melhor Juízo
O programa é apresentado por três amigos e trata temas relacionados ao Direito de forma leve e com linguagem acessível. Uma ótima opção tanto para profissionais mais experientes quanto para estudantes. 

Jurisprudence Course
Conduzido pelo professor de Direito e Filosofia da Faculdade de Direito de Yale, Scott Shapiro, o conteúdo apresenta noções de jurisprudência. 

Scicast
Um jeito leve e divertido de aprender ciência. 

SKY
Mais de 70 canais liberados para quem já é cliente. Diversos canais de notícias, esportes, programação infantil, filmes, séries, esportes e outros. 

Claro
Na Claro, todas os canais da grade, exceto HBO Premium, Fox Premium e canais pay per view, estão disponíveis por tempo indeterminado. Para os clientes que são da operadora, mas não possuem canais de TV, o serviço está disponível no streaming Now

Vivo TV
Usuários podem acessar, de qualquer dispositivo, todos os canais da operadora sem nenhum bloqueio. 

REVISTAS, BLOGS, JOGOS E APPs

Forbes Brasil Prime
A Forbes liberou o acesso gratuito a algumas das principais edições da revista no app Forbes Brasil Prime. O app está disponível no Google Play e também na Apple Store. 

Ler a Suma Teológica
O blog do procurador regional da República e coordenador de ensino da ESMPU pelo MPF, Paulo Vasconcelos Jacobina, possui um acervo de publicações que promovem reflexões sobre filosofia, teologia e estudos fundamentais para a formação intelectual do Ocidente.

The Enemy
A maior plataforma de games do Brasil criou a “Quarentena Gamer”. São 15 jogos grátis para aproveitar e se divertir.

Kinedu
O aplicativo de atividades infantis oferece mais de 1.800 opções divertidas para fazer com crianças com idade entre 0 a 4 anos. O app está disponível no Google Play e também na Apple Store.

 ____________________________________________________________________________________________________________

MANTENHA-SE INFORMADO SOBRE O CORONAVÍRUS
Assim como você, a ESMPU está tratando o tema com seriedade, seguindo as orientações de especialistas e órgãos de saúde. Informe-se por meio de fontes seguras a respeito da situação e dos impactos causados pelo coronavírus, e siga atentamente as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Para mais informações, acesse o portal do órgão: http://coronavirus.saude.gov.br/.

O Supremo Tribunal Federal (STF) disponibiliza o Painel de Ações Covid-19. Nele é possível acompanhar dados atualizados sobre todos os processos em curso no STF em que existam pedidos relacionados à pandemia, além das decisões tomadas pelo Tribunal sobre o tema. Acesse: https://transparencia.stf.jus.br/single/?appid=615fc495-804d-409f-9b08-fb436a455451&sheet=260e1cae-f9aa-44bb-bbc4-9d8b9f2244d5&theme=simplicity&opt=currsel%2Cctxmenu&select=clearall

Acompanhe também, em tempo, real o avanço da Covid-19 pelo site do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Universidade Johns Hopkins (JHU): https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6.