Notícias

Aberta segunda turma do curso sobre perícia técnica nas áreas de balística, psiquiatria e papiloscopia

Atividade será realizada em Brasília nos dias 11, 12 e 13 de setembro. ESMPU oferece 30 vagas para membros e servidores do MPDFT e membros do MPF e do MPM, com atuação em matéria criminal. Inscrições seguem até as 12h do dia 23 de agosto.
publicado: 15/08/2012 15h14 última modificação: 31/03/2017 17h23

Com o objetivo de estudar métodos de análise e interpretação de trabalhos técnicos periciais, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará o Curso de Aperfeiçoamento “Perícia técnica: balística, psiquiatria (sanidade mental e dependência química) e papiloscopia – Turma 2”. Voltado para membros e servidores do MPDFT e membros do MPF e do MPM, com atuação em matéria criminal, o treinamento será promovido em Brasília entre os dias 11 e 13 de setembro.

A ESMPU oferece 30 vagas, assim distribuídas: 13 para membros do MPDFT; 10 para servidores do MPDFT; 4 para membros do MPF; e 3 para membros do MPM. As inscrições seguem até as 12h do dia 23 de agosto, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, opção “Inscrições”. Membros do MPF e do MPM lotados fora da capital federal terão as despesas de participação custeadas pela Escola.

O curso reunirá especialistas em perícia papiloscópica, psicopatologia forense e balística forense para ministrar 16 horas-aula de atividades teóricas e estudos de caso. A primeira parte do treinamento estudará a cadeia de custódia, desde a apreensão do vestígio até a produção da contraprova, além de conceitos e procedimentos da perícia papiloscópica em local de crime e em laboratório.

No segundo dia, os capacitadores discutirão técnicas aplicadas à necropapiloscopia, detalhando o levantamento de impressões digitais em cadáveres especiais. A perícia na área de psiquiatria também será objeto de estudo, com a abordagem de conceitos sobre insanidade mental e dependência química, classificação das doenças mentais, simulação da loucura, quesitação de laudos, entre outros temas.

A última parte do curso será dedicada à balística forense. Características das armas de fogo, tipos de projéteis, efeitos dos tiros e exames comparativos e residuográficos estarão entre os pontos estudados (veja a programação completa). A ESMPU emitirá certificado aos participantes com, no mínimo, 75% de frequência no treinamento.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300