Aberta seleção para curso de combate ao crime organizado na Itália

Atividade vai abordar, dentre outros assuntos, investigações antimáfia, sociologia do crime organizado e combate à corrupção na experiência italiana. Inscrição até 1º de outubro
publicado: 18/09/2019 12h09 última modificação: 04/10/2019 18h02

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Academia Juris Roma e Centro di Studi giuridici latinoamericano della Unviersità di Roma Tor Vergata, abriu as inscrições para o curso “Combate ao crime organizado”, que acontece em Roma (Itália), de 4 a 13 de maio de 2020. Podem participar membros do MPF (10 vagas) e do MPDFT (5 vagas).

Com 60 horas-aula, entre atividades presenciais e visitas oficiais com seminário, durante o treinamento serão abordados temas como experiência italiana no combate ao crime organizado; investigações antimáfia; Sistema Penal da lavagem de dinheiro; corrupção e crime organizado; combate a corrupção na experiência italiana; delação premiada no sistema italiano; evolução histórica do crime organizado; estrutura de contraste as organizações criminosas; procuradoria anti-máfia; cárcere duro no sistema italiano; direito penitenciário; apreensão preventiva de bens; internacionalização das máfias; sociologia do crime organizado; corrupção sistêmica; mulheres e máfia; sistema informativo da Procura Nacional anti-máfia; e teoria do garantismo penal.

O curso será ministrado na língua italiana, mas haverá serviço de tradução. Os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 1º de outubro. Inscreva-se.

O certificado será emitido pela Academia Juris Roma e Centro di Studi giuridici latinoamericano della Unviersità di Roma Tor Vergata.

A ESMPU não arcará com pagamento das despesas do curso e nem com passagens aéreas, alimentação e translado, que ficarão a cargo do participante.

A atividade custa 2.8000 €, caso o participante opte por quarto individual; 2.500 € por participante para quarto duplo; e 3.400 € para quarto casal (1 participante e 1 acompanhante). O pagamento será dividido em três parcelas. Neste valor está incluído hospedagem, café da manhã, almoços, jantar de boas-vindas, coffee break, transfer diário entre o campus X centro de Roma e vice-versa, e tradução. Não estão incluídos os voos internacionais Brasil-Itália-Brasil.

As informações completas sobre o treinamento, os valores e serviços oferecidos estão disponíveis no edital.

Ficha de inscrição
Orientações gerais