Abertas as inscrições para curso, na Itália, sobre combate ao crime organizado no contexto internacional

Treinamento da ESMPU em parceria com Enfam, Unesco e Siracusa International Institute é destinado a membros do MPF. Atividade ocorrerá entre 20 e 29 de junho em Roma
publicado: 25/02/2022 17h26 última modificação: 20/06/2022 13h09
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e The Siracusa International Institute for Criminal Justice and Human Rights (SII), está com inscrições abertas, até as 12h de 25 de março, para o processo seletivo do curso de aperfeiçoamento “Novas perspectivas sobre o combate ao crime organizado no contexto europeu e latino-americano”. A atividade ocorrerá presencialmente, no período de 20 a 29 de junho, em Roma, na Itália. Confira o edital.

São oferecidas 10 vagas, destinadas a membros do Ministério Público Federal (MPF). Entre outros tópicos acerca da experiência no combate ao crime organizado nas perspectivas italiana e brasileira, a programação da atividade explorará questões do direito penal internacional, como corrupção e lavagem de dinheiro, evasão de divisas, offshore, cybercriminalidade, tráfico de drogas, tráfico de mulheres e de crianças. Os coordenadores do curso são os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Maria Thereza de Assis Moura e Rogério Schietti e o procurador regional da República Vladimir Aras.

Requisitos – Para participar da atividade, o candidato deve ser membro do MPF, atuar na temática do curso há mais de dois anos e não ter sido penalizado em procedimento administrativo disciplinar nos últimos cinco anos. Deve, também, cumprir com o disposto no edital e ser selecionado pela Coordenação do curso. A seleção dos candidatos será realizada em ordem de precedência, obedecendo critério de pontuação, disponível para consulta no edital. Havendo empate na classificação, terá preferência o candidato mais antigo na carreira.

Parte do treinamento será ministrada em italiano e espanhol e não haverá tradutor ou intérprete. Assim, a proficiência nessas línguas estrangeiras é desejável.

Custeio A ESMPU custeará o pagamento de bolsa-capacitação, passagens aéreas e seguro viagem apenas para os candidatos classificados em primeiro e segundo lugar no processo seletivo. O fornecimento de bolsa-capacitação destina-se a indenizar as despesas extraordinárias com hospedagem, alimentação e locomoção na origem e no destino do curso.

Para mais informações, consulte o edital e a programação do curso ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento “Novas perspectivas sobre o combate ao crime organizado no contexto europeu e latino-americano”
Inscrição: até as 12h de 25 de março (Inscreva-se)
Período e local de realização: 20 a 29 de junho, em Roma - Itália
Carga horária: 48 horas-aula