Abertas inscrições de pré-seleção para mestrado em Direito

Programa é destinado a membros do MPU vitaliciados e interessados no aprofundamento de estudos jurídico relevantes para o crescimento institucional do MPU. Inscrições vão até 15 de julho
publicado: 23/06/2016 15h02 última modificação: 31/03/2017 17h28

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições do processo de pré-seleção para o Mestrado em Direito, a ser ofertado por Instituição de Educação Superior (IES), com sede em Brasília, contratada a partir de acordo de cooperação. O objetivo é capacitar membros do MPU vitaliciados e interessados no aprofundamento de estudos jurídicos socialmente relevantes para o crescimento institucional do MPU.

Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 15 de julho pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. São oferecidas 20 vagas: nove para o MPF, sete para o MPT, três para o MPDFT e uma para o MPM.

O Mestrado em Direito será cursado no biênio 2017/2018. O ingresso dependerá da classificação nas duas fases do processo seletivo e observará as condições, procedimentos, regras e critérios estabelecidos neste Edital e no regulamento da IES a ser contratada.

O processo seletivo vai avaliar o potencial acadêmico do candidato e a sua capacidade para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado em área de interesse e de atuação do MPU. Ele será realizado em duas fases: uma pré-seleção feita por avaliadores da ESMPU e a seleção elaborada pela própria IES.

A pré-seleção consiste na análise do pré-projeto por uma comissão multidisciplinar, composta por mestres e doutores. O pré-projeto, com no máximo três laudas (não computado a referência bibliográfica), deverá ser enviado até 15 de julho para o e-mail mestrado@escola.mpu.mp.br. Ele precisa conter: a correlação explícita com a área de interesse e de atuação do MPU; o tema, o subtema, a justificativa, os objetivos e a referência bibliográfica.

Os candidatos aprovados no processo de pré-seleção deverão se submeter posteriormente às regras de seleção estabelecidas pela referida IES.

Em caso de aprovação do candidato nas duas fases do processo seletivo (pré-seleção e seleção da IES), a ESMPU arcará com o custeio de matrícula; mensalidades de 24 meses de curso; hospedagem, alimentação (jantar) e locomoção urbana para aqueles que se deslocarem de sua localidade de exercício ou domicílio. Os participantes deverão arcar com as despesas de transporte e passagens aéreas, caso necessário.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo