Abertas inscrições para a 2ª turma do curso sobre combate ao trabalho infantil na Copa do Mundo

Treinamento será realizado em São Paulo (SP) entre os dias 19 e 21 de maio. ESMPU oferece 35 vagas para membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), que poderão se inscrever até as 12h do dia 2 de maio.
publicado: 22/04/2014 12h51 última modificação: 31/03/2017 17h22

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para a Turma 2 do Curso de Aperfeiçoamento “Atuação Preventiva do MPT na Copa do Mundo no Combate ao Trabalho Infantil”. O treinamento será realizado em São Paulo (SP) entre os dias 19 e 21 de maio.

Voltada para membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), a atividade acadêmica busca estudar a atuação institucional no combate à exploração do trabalho infantil durante os eventos da Copa do Mundo de 2014, além de delinear estratégias de mobilização e envolvimento de parceiros.

Os interessados nas 35 vagas disponíveis poderão inscrever-se até as 12h do dia 2 de maio, pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A ESMPU custeará as despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e traslado aos membros do MPT lotados fora da capital paulista.

Entre os temas discutidos no curso, estarão os principais aspectos das relações de trabalho no esporte e a atuação do MPT no combate ao trabalho infantil, com foco nos eventos que integrarão a Copa do Mundo de 2014.

As aulas envolverão o plano de ação institucional sobre a questão dos adolescentes em formação desportiva; a discussão acerca da infância nos grandes eventos, destacando-se o sistema de justiça e as formas de prevenção de violações dos direitos da criança e do adolescente; a atuação do Comitê de Proteção Integrada em São Paulo e dos órgãos que o compõem; as políticas públicas de combate ao trabalho infantil; além das campanhas institucionais e da articulação com os meios de comunicação.

À frente do curso estarão os procuradores do Trabalho Cristiane Lopes Sbalqueiro, Rafael Dias Marques, Elisiane Santos e Sueli Bessa; o procurador regional do Trabalho Roberto Rangel Marcondes; o coordenador-geral do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Marcelo Nascimento; a representante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo, Fabiana Nascimento; a auditora fiscal do Trabalho Carolina Almeida; o editor-chefe da ONG Repórter Brasil, Daniel Santini; e a jornalista Carolina Trevisan, da Rede ANDI Brasil – Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Participantes com, no mínimo, 85% de frequência receberão certificado emitido pela ESMPU. A carga horária total é de 16 horas-aula.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital completo e a programação.